Alunos cobram retorno de diretora e reclamam de indicações políticas sem critérios técnicos

Publicado em 22 de março de 2019 - 09:08h

Por Dermival Pereira

Ato marcou cobrança por retorno de diretora em Araguaína


Alunos da Escola Estadual Campos Brasil, em Araguaína, cobram do Governo do Estado o retorno da professora Eliane Nunes ao cargo de diretora da unidade escolar. Ela foi exonerada em janeiro desde ano, pela gestão estadual. Conforme os alunos, o trabalho da ex-diretora que esteve no cargo durante quatro anos, trouxe muitos avanços para a Educação da Escola e ela teria sido demitida do cargo, por ingerência política.

De acordo com o presidente do Grêmio Estudantil, Cesar Victor Silva Santos, “a mudança da diretora da Escola Campos  Brasil é por pura intransigência e birra política.  Totalmente desnecessária e feita sem nenhuma análise da escola”, destaca, afirmando que não foram considerados os “índices de crescimento na aprendizagem interno e externo, a mudança na disciplina, o trabalho contínuo que vem sendo feito com os alunos para o IDEB 2019”.

Santos também reclama que, “a comunidade escolar não foi ouvida e não pode se manifestar  porque são ameaçados de forma maquiada e discreta. Enfim, essa mudança  não nos faz bem em nenhum aspecto”, critica.

De acordo com uma professora que preferiu não se identificar, a diretora teria sido demitida para que o governo pudesse acomodar uma aliada do deputado Issam Saado (PV). “O problema é a ingerência política nas escolas, pelo que a gente sabe, ela foi exonerada para o deputado (Issam) indicasse outra pessoa”, afirma a professora.

No último dia 15, cerca de 100 pessoas, entre pais e alunos, realizaram um protesto de repúdio contra a saída da professora Eliane Nunes da direção do Colégio Estadual Campos Brasil. Eles cobram do Governo o retorno da gestora ao cargo.

Ingerência

Na semana passada, novos diretores que tem comparecido às delegacias regionais de Educação para tomarem posse nos cargos reclamaram ao Portal CP, que têm sido surpreendidos com uma lista de indicados políticos a serem nomeados nas unidades de ensino. A lista, segundo denúncias recebidas pelo Portal, são para os cargos de auxiliar de serviços gerais, merendeiras e guardas.

Uma diretora disse que,  junto com a lista de indicações, também está sendo passado aos gestores a relação de quem deve ser demitido para abrir vagas aos aliados do Governo Estadual. “Isso está acontecendo em todas as escolas, pessoas que trabalham nas unidades há mais de 20 anos estão sendo exoneradas para que outras indicadas por políticos possam ser nomeadas, na nossa unidade são mais de dez pessoas que serão demitidas”, afirma a diretora.

Para a educadora, a lista foi uma surpresa. “Fiquei surpresa ao receber essa relação com os nomes dos indicados políticos e de quem tenho que mandar embora, pois além de ser uma ingerência política nas escolas, fico sentida pelas pessoas que serão demitidas, algumas faltando menos de dois anos de contribuição para se aposentarem, lamentável isso, tendo em vista que a maioria dessas pessoas estão trabalhando sem receber desde janeiro”, critica.

O Portal procurou a ex-diretora, Eliane Nunes, para que ela comentasse os fatos, mas ela não atendeu nos ligações. A reportagem também acionou a Secom e a assessoria do deputado Issam Saado para eles se posicionasse sobre o assunto. O espaço continua aberto.




4
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Encurtador de URLOraçãoZilma GabinoIzabelle Janiele da Silva sousa Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Izabelle Janiele da Silva sousa
Visitante
Izabelle Janiele da Silva sousa

Eliane foi uma boa diretora sim!, só que a escola está sendo boa pela competência dos professores, ela fez bastante coisa sim, e melhorou muito, mas ela não fez nada que outra diretora não conseguiria fazer.
Obs: mimha opnião

Zilma Gabino
Visitante
Zilma Gabino

O Trabalho que Eliane fez qualquer pessoa faria. Qualquer pessoa disposta a chegar vem antes e sair depois de todos.Qualquer pessoa disposta a enfrentar a marginalidade que estava se estabelecendo dentro da Unidade Escolar.Qualquer pessoa com muito conhecimento pedagógico para conseguir motivar a equipe a reverter os baixos índices internos e externos.Qualquer pessoa com generosidade suficiente para deixar professores livres para criar o projeto que que desse,se fosse bom para os alunos.Qualquer pessoa que se preocupe com os 1.300 alunos,como uma mãe se preocupar com o filho.Qualquer pessoa com paciência para lidar com as diferentes personalidades dos funcionários,acolher a todos… Read more »

Oração
Visitante

Obrigado…Estou gostando :).

Encurtador de URL
Visitante

Obrigado…este é um grande recurso.


Email: portalcpnoticias@gmail.com
Jornalista responsável: Dermival Pereira
Copyright®2018 - 2019 – CP Notícias Cleiton Pinheiro.

Criado por: