Aprovados em concurso protestam durante posse na AL

Publicado em 1 de fevereiro de 2019 - 20:00h

Por Dermival Pereira

Durante a posse dos novos deputados estaduais na assembleia legislativa, ocorrida na manhã desta sexta-feira, 1º, os Aprovados no certame do sistema penitenciário do Tocantins, se mobilizaram, na intenção de chamar a atenção do Legislativa e do governo do Estado, para cobrar imediatamente a nomeação e posse dos aprovados no concurso da Defesa Social.

Os aprovados na segunda etapa do certame do Sistema Penitenciário do Estado do Tocantins, Sispen, esperam que com a mobilização, o governo garanta seus direitos garantidos, já segundo alegam, alguns dos aprovados, passam por dificuldades financeiras devido o curso, terminado a cerca de 4 meses, exigir dos alunos dedicação exclusiva durante o curso de formação e a maioria dos candidatos, após termino, continuam aguardando a posse.

No início da semana, os candidatos efetuaram a doação de cestas básicas, para alguns colegas que tem sua subsistência e de seus familiares, comprometida devido a longa espera pela tão sonhada posse, que ainda não ocorreu após quatro anos de espera, gastando com deslocamentos, exames, clínicos, aluguel e alimentação.

Conforme a comissão dos aprovados, existe atualmente um déficit colossal de servidores no sistema penitenciário, havendo esses 354 aprovados em concurso público, sendo mão de obra capacitada e qualificada.

Os manifestantes, relatam que hoje todos os entraves e problemas que “atrapalhavam” a nomeação e posse deixam de existir. Outro amparo que os candidatos tem é uma decisão na Ação Civil Pública Número 0011913-54.2016.827.2729, de autoria do Ministério Público Estadual (MPE), que determina ao Estado a regularização do problema com contratação precária, contratos temporários, que se arrastam há décadas sem solução e repudiada outrora pelo então Vice-governador, à época Deputado estadual Wanderlei Barbosa que entre relatos na tribuna da Assembleia Legislativa e Vídeo registrado em reunião com a comissão dos aprovados. Na decisão da ACP, o Estado está obrigado a substituir cerca de 404 contratos temporários que laboram diretamente e em funções exclusivas de servidor efetivo, já capacitados e aguardando chamamento para exercerem suas funções.

Conforme os manifestantes, “o anseio pelo ato de posse não é somente dos aprovados, mais também dos efetivos que sofrem com as restrições e limitações legais, como porte de arma, escolta, remanejamento de apenados, que por se tratar de atividade fim, não podem ser desempenhadas pelos 260 contratos temporários e mão de obra precária, renovados recentemente pelo Estado.

O chamamento, conforme os candidatos, dos 354 aprovados que foram capacitados pelo Estado, trará um reforço na segurança e também um alento aos que fazem jus da vaga no serviço público.

14
Deixe um comentário

avatar
14 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
11 Comment authors
MarcusMaeiaRenato LimaMarcosDos santos Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Max
Visitante
Max

Lamentável essa situação, o direito líquido e certo sendo literalmente violado pelo poder executivo do estado do Tocantins.

Fábio
Visitante
Fábio

EU e todos DESEJAMOS POSSE JÁ!
DEIXAMOS FAMILIARES, EMPREGOS e CIDADES NATAIS para DEDICAÇÃO EXCLUSIVA no CURSO DE FORMAÇÃO e hoje CAPACITADOS de forma ímpar.
SÃO ANOS DE ESPERA PELA TÃO SONHADA POSSE e enquanto isso CONTRATOS OCUPANDO NOSSOS POSTOS DE TRABALHO SENDO RENOVADOS ANUALMENTE.

Arthur Viana
Visitante
Arthur Viana

Sabemos que não está sendo fácil para muitos dos nossos colegas, guerreiros que se dedicaram às instruções ministradas no CF e que estamos aptos para exercer a função. Nomeação e posse, já.

Paulo César
Visitante
Paulo César

#Nomeação e posse já!!!
#Chamacarlesse!!!

Wesley Martins
Visitante
Wesley Martins

Aguardamos cheios de esperança a nomeação nesta primeira semana de fevereiro. Só queremos o que é nosso por direito. Concluímos todas as etapas.#nomeaçãojá.

Luis Carlos
Visitante
Luis Carlos

Posse já…todos prontos e preparados!!!!

Dos santos
Visitante
Dos santos

Obrigado por nos ajudar a da voz a essa causa, sistema forte se faz com agentes efetivos

Luis Carlos
Visitante
Luis Carlos

Posse já…..todos prontos e preparados!!!!!

Luis Carlos
Visitante
Luis Carlos

Posse já….todos prontos e preparados….

Marcos
Visitante
Marcos

Parabéns ao Sisepe por essa iniciativa. Precisamos muito do apoio desse Sindicato. Q nossa possa venha logo. Q o governador seja diferente dos demais q governaram esse estado. POSSE JÁ!

Renato Lima
Visitante
Renato Lima

Senhor governador, aguardamos com angústia o desenrolar desse processo. São 354 pais e mães de família que há 4 anos sonham e gastam com esse concurso com a esperança da nomeação e posse.

Maeia
Visitante
Maeia

Concurso muito aguardado por pais e mães de família que deixaram seus empregos para se dedicar por trinta dias ao curso de formação.

Marcus
Visitante
Marcus

Nossa luta esta muito cansativa,estamos vendo o descaso e a falta de vontade do governo em da posse pra os 354 pais e mães de familia que estao passando necessidade e ate fome,tem colegas que nao esta tendo dinheiro nem pra comprar fralda e leite pra os filhos.só estamos correndo atras dos nosso direitos e nao e justo ter 404 contratos trabalhando em nosso lugar como agentes penitenciarios,nao somos contra o pessoal contratado eu tenho certeza que todos podem trabalhar juntos ,mas dando prioridade a nós concursados.O sistema prisional do tocantins esta quase em colapso com a falta de servidor… Read more »

Arthur Viana
Visitante
Arthur Viana

Depois de 4 anos de espera, passamos por um curso de formação, aprimoramos nossos conhecimentos e estamos aptos para exercer a função. Nomeação e posse, já.


Fone: (63) 98454-5055 Email: portalcpnoticias@gmail.com
Jornalista responsável: Dermival Pereira
Copyright®2018 - 2019 – CP Notícias Cleiton Pinheiro.

Criado por: