Escritor Toni Ferreira faz retrospectiva de sua trajetória literária em Paraíso do TO

Publicado em 1 de fevereiro de 2022 - 16:42h

Da Redação do CP Notícias

Escritor Toni Ferreira – Foto: Divulgação

Prestes a editar mais uma obra que com certeza, vai tipificar de fato a intensidade do real valor da nossa literatura araguaiana e tocantinense, que é o livro intitulado, Dicionário Biobibliográfico do Vale do Araguia, tornando diversos nomes em verbetes.

Toni Ferreira, às vésperas da edição de mais um livro totalmente autoral, faz questão de percorrer na linha no tempo, vasculhando a verdadeira morada da memória, remontando os seus primeiros versos rabiscados no chão batido, da vila chapadão, e tantas, quantas vezes, riscando as frases aleatórias nas paredes da velha casa branca, de telhas francesas, à margem da rodovia codespar, seu torrão de nascença.

Uma estrada boiadeira, que originou-se neste passaporte para o nosso progresso intenso, hoje resumido em grandes chapadões, totalmente cobertos de soja. Influenciado pelos escritores cordelistas, ao lê-los rotineiramente à luz tenra do luar desnudo, brotando gracioso por detrás da imponente Serra do Estrondo, além do gosto pelas poesias do maranhense, Alcides Nascimento Marinho, a sua veia poética deslanchou -se, transformando os seus escritos despretensiosos, em renomadas obras literárias, que já somam mais de 14 títulos publicados, além de uma dezena de outros livros inéditos, fruto de sua vasta inspiração de menino andejo.

O ponta pé inicial desta jornada bem-sucedida, se deve muito as inúmeras participações efetivas do poeta tocantinense em antologias internacionais, como a Antologia Internacional Del’Sechi, publicada anualmente em Vassouras – RJ, pelo ativista Roberto de Castro Del’Sechi, que o projetou para fora do país, as revistas do meio cultural, e a participação no Dicionário Biobibliografico do Tocantins, Dicionário Biobibliografico Regional do Brasil, ambos do saudoso juiz, Mário Ribeiro Martins, entre outras coletâneas, que o escritor tem participado ao longo de sua carreira.

Esta seara produtiva de trabalhos realizados em prol da arte, tem me privilegiado com 07 Moções de Aplausos, e uma honrosa Placa de Reconhecimento Público, em detrimento deste valioso esforço pela consolidação da Literatura, e por ter fundado a ALP – Academia de Letras de Paraíso do Tocantins – TO e ALD – Academia de Letras de Divinópolis do Tocantins – TO, chancelando a vitória dos escritores que compõem todo o Vale do Araguia. Tive a grata satisfação e a honra de prefaciar alguns livros, entre os quias, A Lenda do Pequi e Arte de Encantar Clientes, ambos de autoria do coach César Lustosa, Divinópolis do Tocantins – TO, Suas Memórias, Suas Histórias e Contradições, do confrade Luciano Moreira, História de Paraiso do Tocantins, Cidadania e Fragmentos Literários, do historiador Esmeraldo Luz, A Era do Celular, este, em forma de acróstico, do professor Assis Vanderley, entre outras obras regionalistas.

É muito gratificante ter este reconhecimento por parte das autoridades constituídas, e ser homenageado por várias escolas, Tocantins afora, me faz transbordar de alegrias incontidas, trazendo uma responsabilidade ainda bem maior, de prezar com muito orgulho, a nossa história nas letras. Sou grato a Jeová Deus, pelo dom que me fez transportar para o papel todas as minhas criações, meus anseios intrínsecos, minhas aspirações e ao fiel público dos amugos leitores de nossos livros editados com carinho. Sou eternamente grato a minha terra Natal, Paraíso do Norte de Goiás, hoje Tocantins, a qual me trouxe a exaltação através do poema, “Paraíso.”

Ah! Esta cidade de sorriso! É a vida que eu vivo;
E, o ar que eu respiro…
Minha cidade vive em plena ascensão.
A Serra do Estrondo,
noites/estreladas…
E, de manhã, o sol irradia,
alimentando a minha utopia!
É deslumbrante!
O ipê aflorando na Serra,
tem mais verde em minha terra!
Aqui há mais amores,
no ar, há mais vidas,
no céu há mais primores!
Tu, és mesmo Paraíso,
a cidade dos meus sonhos,
e a vida, que eu vivo…
Minha terra, Paraíso!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Fone: (63) 98454-5055 Email: portalcpnoticias@gmail.com
Jornalista responsável: Dermival Pereira
Copyright®2018 - 2022 – CP Notícias Cleiton Pinheiro.

Criado por:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x