Estudantes fazem manifestações contra bloqueio de verba em 5 cidades do TO

Publicado em 15 de maio de 2019 - 14:08h

Por Dermival Pereira

Foto: Divulgação

Protestos contra os bloqueios do Governo Federal no orçamento das instituições de educação estão ocorrendo em todo o País, desde o início da manhã desta quarta-feira, 15. No Tocantins, há manifestações em Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Dianópolis e Araguatins. Na Universidade Federal do Tocantins (UFT) a redução, segundo informações da instituição, foi de 42%, ou seja, R$ 18 milhões a menos, ao ano.

Com cartazes, latas e palavras de ordens, os estudantes fazem barulho e reivindicam mais atenção à educação, por parte do Governo. Em Palmas, estudantes também estiveram na Assembleia Legislativa, na Praça dos Girassois e na Avenida JK. Se juntaram aos manifestantes, alunos e professores do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Entenda

O Ministério da Educação divulgou no mês de abril que todas as universidades e institutos federais teriam bloqueio de recursos. Em maio, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informou sobre a suspensão da concessão de bolsas de mestrado e doutorado.

Conforme o Ministério da Educação, o bloqueio é de 24,84% das chamadas despesas discricionárias, também consideradas não obrigatórias, que incluem gastos como contas de água, luz, compra de material básico, contratação de terceirizados e realização de pesquisas. O valor total contingenciado, considerando todas as universidades, é de R$ 1,7 bilhão, ou 3,43% do orçamento completo.

Este ano, as verbas discricionárias representam 13,83% do orçamento total das universidades. Os 86,17% restantes são as chamadas verbas obrigatórias, que não serão afetadas. Elas correspondem, por exemplo, aos pagamentos de salários de professores, funcionários e das aposentadorias e pensões.

Manifestação na UFT de Porto Nacional

5
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
Janete KleinMilitante porque simMicheleBalburdianaMaria Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Maria
Visitante
Maria

Vão trabalhar cambada para se sustentar o governo tem outras prioridades…

Balburdiana
Visitante
Balburdiana

Amiga, de onde vem essa frustração toda ? Nós pagamos impostos, não é nada de graça não. Se você tá infeliz com a sua vida, tem tratamento gratuito no SUS. Não desconta esse desgosto em quem realmente tá se empenhando pra trazer melhoria para o país, pq isso é burrice, e de burro já basta o presidente. Abraços!

Militante porque sim
Visitante
Militante porque sim

Maravilhosa!

Michele
Visitante
Michele

Outras prioridades além da educação? Reveja seus conceitos.

Janete Klein
Visitante
Janete Klein

Arraias é um dos municípios do sudeste do Tocantins. Lá também houve manifestação. Há vários registros e estão nas redes sociais. UFT , escolas públicas e comunidade participaram.


Fone: (63) 98454-5055 Email: portalcpnoticias@gmail.com
Jornalista responsável: Dermival Pereira
Copyright®2018 - 2019 – CP Notícias Cleiton Pinheiro.

Criado por: