Por Dermival Pereira
Uma técnica de enfermagem lotada no Hospital Geral de Palmas (HGP) foi diagnosticada com a covid-19, pela segunda vez, a cerca de três dias. Segundo fontes do próprio hospital relataram a reportagem do CP Notícias na manhã desta terça-feira, 25, ela foi curada da doença há um mês e meio e já havia voltado ao trabalho, mas há uma semana voltou a passar mal.
A profissional que terá seu nome preservado nesta reportagem, começou a sentir novamente os sintomas da doença no dia 13 deste mês, fez vários exames e passou pelo médico. Por está com todos os sintomas do coronavírus, no dia 19 ela fez um PCR- RT, quando o resultado do exame saiu, deu positivo para a covid-19 novamente.
O caso veio à tona um dia depois da reportagem publicar denúncias de profissionais de saúde do hospital em que relatam a morte de cinco pacientes, ocorridas no último domingo, 24, por falta de medicamentos para sedação, além de equipamentos de proteção individual (EPIs).
Governo nega
Em nota encaminhada a reportagem, no início da tarde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) negou a existência do caso e disse que não tem registro de casos de reinfecção pela covid-19 no Estado do Tocantins, como também ainda não há comprovação científica da possibilidade de reinfecção. A SES e o Ministério da Saúde estão acompanhando todas as pesquisas relacionadas ao novo Coronavírus e por enquanto não temos registros oficiais desta possibilidade.
Com relação ao caso de uma servidora do Hospital Geral de Palmas que relata ter uma reinfecção, a SES esclarece que ainda não recebeu nenhuma notificação oficial, mas a equipe de vigilância epidemiológica irá investigar a situação.
Ainda pela manhã, antes que o governo se manifestasse, o site conseguiu contato com a sevirdora que confirmou os dois diagnóticos positivos para a doença em um intervalo de menos de dois meses.
(Matéria atualizada às 14h13 com a resposta do Governo).
Já existia casos na Upa norte.
Jesus
É mesmo! Só o município e o estado é que não sabiam dos casos de reinfecção por Covid-19.
Na verdade não querem dá o braço a torcer, e dizer que as pessoas possam se reinfectar. O governo sempre tentando minimizar a situação.
verdd… no inicio do virus la na china, teve algumas reportagem falando de pacientes curados que se reinfestara, não é novidade…se o virus e capaz de multar, então tem grande chance de sermos reinfestados por ele.
Pouco se sabe dessa doença, mas os brasileiros são os caras. Os médicos não querem dá o braço a torcer e dizer que a pessoa possa se reinfectar, ou então a doença ficar em latência no organismo. Para eles só se pega uma vez como catapora 🤦🏻♂️!
E como sempre o governo sempre tentando minimizar a situação!
Eu não aguento isso: “Não há comprovação científica.”. Com algo tão novo, poucas coisas já foram provadas cientificamente. Agora ignorar a possibilidade aí já é demais. Conheço pessoas que tiverem a doença 2 vezes sim em intervalos de 2 meses.
Como não existe? Eu sou um desses casos. Enviei email a secretaria e nada de retorno querem mascarar parece
Oi, vc tem a cópia dos seus exames que deram positivos?