Jornalista Laune dos Santos realiza ciclo de oficinas sobre como escrever e publicar um livro

Publicado em 12 de novembro de 2021 - 08:46h

Da Redação do CP Notícias

Foto: Secom/Divulgação

Nesta sexta-feira, 12, a jornalista e escritora Lauane dos Santos profere a última palestra do ciclo de oficinas com o tema ‘Como escrever e publicar um livro-reportagem’ para estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A jornalista teve um projeto de publicação e circulação do livro-reportagem ‘Banca Exposta: a vida e o trabalho dos feirantes de Palmas’ contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Fundação Cultural de Palmas (FCP), e desde o mês de setembro vem realizando oficinas sobre o processo de escrita de um livro para estudantes e professores de Palmas.

A oficina desta sexta-feira será on-line, a partir das 17 horas. A autora também transmitirá ao vivo pelo instagram oficial do projeto. Para saber mais sobre o projeto basta seguir o instagram @bancaexpostaolivro.

Lauane conta que já foram realizadas seis oficinas com professores da Rede Municipal de Ensino, duas turmas de 8º e 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Tempo Integral Profª Margarida Lemos Gonçalves, duas turmas de ensino médio com alunos do Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, uma oficina com estudantes da Universidade da Maturidade (UMA). Esta será a sétima oficina, desta vez voltada para estudantes de graduação em Jornalismo, com foco em um livro-reportagem, realizada em parceria com a Coordenação do Curso de Jornalismo da UFT, Projeto de Inovação e Apoio Pedagógico ao Ensino de Jornalismo (Piapejor) e o Núcleo de Práticas Jornalísticas da UFT (Nujor).

“Em cada oficina eu tratei sobre o processo de escrita de um livro, mas com enfoques diferentes e direcionada para cada público. Com os alunos mais jovens, pré-adolescentes, fiz questão de trazer um conteúdo que os inspirasse a começar a escrever desde cedo e mostrei como isso era possível; para professores, ministrei a oficina com foco na edição e publicação de um livro, além das infinitas possibilidades com diferentes estilos de escrita e, para os alunos idosos da UMA trouxe uma perspectiva de escrita sobre escreverem suas histórias de vida, suas memórias, livros de receita, mostrando na prática como poderiam se tornar escritores”, explicou a escritora.

Nas oficinas, a escritora traz assuntos sobre como encontrar um tema; sobre o que escrever; ritmo e estilo de escrita; como publicar o seu primeiro livro, além de contar detalhes sobre o processo de escrita do seu livro, bem como sobre o trabalho dos feirantes de Palmas e os editais de cultura.

Promic

O Promic é executado pela Fundação Cultural de Palmas e visa fomentar, incentivar, valorizar, capacitar e difundir bens e serviços culturais em Palmas, patrocinando, por meio de seleção pública, projetos que pretendam realizar pesquisas, criação, produção e circulação de trabalhos culturais e artísticos. (Com inforações da Ascom).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Fone: (63) 98454-5055 Email: portalcpnoticias@gmail.com
Jornalista responsável: Dermival Pereira
Copyright®2018 - 2022 – CP Notícias Cleiton Pinheiro.

Criado por: