Naturatins abre inscrições para voluntários do Projeto Quelônios

Publicado em 12 de agosto de 2019 - 09:54h

Da Redação do CP Notícias

Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) está selecionando voluntários para atuarem no Projeto Quelônios, que acontece no Parque Estadual do Cantão. Serão oferecidas 16 vagas para todo o período de monitoramento, sendo oito de preenchimento imediato e oito de cadastro reserva.

Os interessados devem ter formação ou estar matriculados em cursos técnico, de graduação ou pós-graduação nas áreas de biologia, oceanografia, veterinária, engenharia ambiental, educação ambiental ou áreas afins.

As inscrições poderão ser realizadas a partir  desta segunda-feira,12,  por meio de formulário disponível aqui, e prosseguem até o dia 16 de agosto. O resultado do processo seletivo dos candidatos será divulgado até o dia 21 de agosto de 2019, no site do Naturatins.

Os objetivos do projeto são recuperar e manter populações de quelônios nas áreas naturais por meio do monitoramento das principais praias utilizadas pelas tartarugas, aumentando o sucesso reprodutivo; Coletar dados, principalmente para estimar a estrutura populacional das tartarugas no trecho de praias monitoradas no rio Araguaia e realizar estimativas de eclosão de filhotes e de ovos inviáveis, além de outros dados e informações pertinentes.

O técnico coordenador do Projeto Quelônios do Tocantins, o biólogo Oscar Barroso destaca que o Projeto Quelonios é fruto de parcerias fundamentais do Naturatins com diversas instituições, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Batalhão De Polícia Ambiental (BPMA), além de parceiros não governamentais. O que possibilita a consolidação desta como uma das mais importantes iniciativas de conservação dos quelônios no Brasil.

“Os quelônios são importantes consumidores de matéria orgânica e através disso participam da ciclagem de nutrientes e disponibilização destes a níveis tróficos superiores. Entre seus predadores estão a onça, o jacaré e os peixes e isso faz dos quelônios componentes fundamentais dos ecossistemas do Cantão”, afirmou o biólogo Oscar Barroso.

De acordo o edital, o período das atividades pertinentes ao projeto será de 02 de setembro a 7 de dezembro de 2019. O candidato poderá escolher o tempo de atuação, com opção de trabalhar 1, 2, 3 ou os 4 períodos, conforme especificado no formulário de inscrição. O edital pode ser conferido no Diário Oficial do Estado de quinta-feira, 08. (Com informações da Secom do Tocantins).

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Fone: (63) 98454-5055 Email: portalcpnoticias@gmail.com
Jornalista responsável: Dermival Pereira
Copyright®2018 - 2019 – CP Notícias Cleiton Pinheiro.

Criado por: