O que comemorar neste 8 de março?

Publicado em 8 de março de 2019 - 10:26h

O que comemorar neste 8 de março? Muitos grupos feministas, movimentos sociais e sindicais, a imprensa e partidos políticos pontuam neste Dia Internacional da Mulher a violência no País contra as mulheres, os retrocessos e perdas de direitos já adquiridos e as desigualdades de gênero. E estamos diante de mais um ato que prejudicará as mulheres, a reforma da previdência proposta pelo governo federal.

A proposta de reforma da previdência, além de elevar a idade de aposentadoria, reduz a diferença entre homens e mulheres de cinco para três anos. As mulheres lutaram e lutam para entrarem no mercado de trabalho, ocupam diversos postos no serviço público e privado. O que não está sendo considerado é que elas ainda são responsáveis pelo trabalho doméstico, cuidar da casa, marido, filhos e muitas vezes pais já idosos. Essa dupla ou tripla jornada de trabalho não é considerada nas estatísticas oficiais, mas são fundamentais para garantir a funcionalidade do trabalho formal.

Outro ponto, o número de mulheres trabalhando na informalidade, sem conseguir fazer a contribuição previdenciária, é alto. Com o aumento de 30 para 40 anos de contribuição para o recebimento da aposentadoria integral, novamente são elas as prejudicadas. Pode-se perguntar, porque elas teriam essa dificuldade, é simples, muitas vezes elas deixam o mercado de trabalho para cuidar dos filhos, dos pais enfermos.

Temos que considerar ainda que as mulheres é maioria entre os desempregados, além da informalidade, e quando se desvincula do salário mínimo os Benefícios de Prestação Continuada (BPC), que é a aposentadoria para quem não consegue acumular a contribuição previdenciária, já tem idade de aposentar e estão em situação de pobreza, novamente as mulheres pagaram o preço mais alto.

Convidamos todos, que acompanham este novo site de notícias no Tocantins e moram em Palmas, para que participem do ato que ocorrerá hoje, às 17 horas, na Praça dos Povos Indígenas.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Email: portalcpnoticias@gmail.com
Jornalista responsável: Dermival Pereira
Copyright®2018 - 2019 – CP Notícias Cleiton Pinheiro.

Criado por: