Polícia Civil investiga Supermercado Extra por venda de falsa picanha

Publicado em 2 de outubro de 2019 - 15:08h

Por Dermival Pereira

Um Inquérito Policial aberto no final do ano passado pela Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Contra o Consumidor de Palmas, constatou após a realização de laudo pericial, que uma falsa picanha estava sendo vendida no Supermercado Extra, na Capital.  O laudo foi concluído no dia 17 de janeiro deste ano, mas só agora as informações foram divulgadas.

Conforme o laudo em que a reportagem teve acesso, a peça vendida no supermercado e examinada pelo Instituto de Criminalística do Tocantins, tinha quatro fatias acondicionadas em uma embalagem plástica transparente e pesava 1,190kg, incluindo a embalagem . Na descrição do produto, a carne era denominada como picanha bovina fatiada com preço de R$ 22,49.

No entanto, o resultado do laudo comprovou que a embalagem continha carne pertencente a outros tipos de corte, que não o informado no rótulo da embalagem. A perícia não conseguiu identificar que carne de fato estava sendo vendida no lugar a picanha. Segundo consta no laudo, a identificação da verdadeira carne só seria possível com a realização de uma análise anatomo-histológica capaz de determinar qual grupo muscular a carne pertence, o que não é feito no Tocantins.

A reportagem tentou contato com o Supermercado Extra em Palmas para que a empresa se pronunciasse sobre o assunto, mas não obteve êxito. O espaço continua aberto.

5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rosevilson Costa e Silva
Rosevilson Costa e Silva
1 ano atrás

Se a pericia nao conseguio identificar que tipo de carne era, como ela pode afirmar que nao seja Picanha, há contraditório nessa parada.

Cesar avila
Cesar avila
1 ano atrás

A fibra do corte da picanha é diferente de qualquer outro corte do boi….porem outras partes tem fibra igual…por isso a uma duvida em saber wusl parte é

Amarildo rossi papa
Amarildo rossi papa
1 ano atrás

Perícia bem ruinzinha essa… Todo mundo sabe que e coxão duro que eles colocam na embalagem.

ADILSON FREITAS LOPES
ADILSON FREITAS LOPES
1 ano atrás

É prática recorrente dos açougues e supermercados no momento da desossa separar a picanha com aproximadamente 10 cm de coxão duro atrelado a ela. Se o consumidor não tem conhecimento sobre carne acaba comprando gato por lebre, ou seja, coxão duro por picanha. Quando o cliente tem ciência dessa pratica e exige que seja retirada a parte do coxão duro da picanha, geralmente são atendidos, porém os fornecedores de carne insistem em ludibriar o consumidor. Isto é, fatiam o pedaço de coxão duro que estava atrelado na picanha e vendem como sendo fatias de picanha embaladas em bandejas de isopor, com invólucro de insufilme ou por outra, vendem tais porções de coxão duro para as churrascarias e restaurantes, os quais montam em espetos e servem aos clientes como se fosse picanha, obtendo dessa forma um lucro altíssimo, pois aos açougues pagaram o preço de coxão duro, contudo, dos clientes cobraram preço de picanha.

John Doe
John Doe
1 ano atrás

Acho que não é exagero afirmar que toda a picanha fatiada a vácuo é, na verdade, colchão duro.

Ednaldo
Ednaldo
1 ano atrás

Com certeza era marca friboi,ele vende cochão duro dizendo que é picanha tem em todo Brasil.!!!kkkkkkkkkkkk

Telma
Telma
1 ano atrás

Em muitos os mercados vendem como picanha fatiada, mas na verdade é coxão duro quem não conhece compra, acho errado informar que e picanha.

Jacquelinr
Jacquelinr
1 ano atrás

Eu já comprei, é colchão-duro.
Como pode os mercados fazerem isso com os clientes?
Isso é propaganda enganosa

DENER PEREIRA REIS
DENER PEREIRA REIS
1 ano atrás

Manda estas picanhas falsas lá para casa e acrescentem 01 caixa de Heineken para cada quilo e 10 pacotes de carvão. Prometo que farei a análise e na segunda-feira, se ainda estiver vivo, falo se esta bagaça é picanha mesmo ou não…..

Afonso
Afonso
1 ano atrás

Essa falsa picanha está na rede Atacadão, Assaí e outras, ela vem fatiada mas nem colocando na panela de pressão ela amolece, a fiscalização faz vistas grossas pois há anos isso acontece!

Pascoal
Pascoal
1 ano atrás

Não conhecer uma picanha é muito difícil


Fone: (63) 98454-5055 Email: portalcpnoticias@gmail.com
Jornalista responsável: Dermival Pereira
Copyright®2018 - 2021 – CP Notícias Cleiton Pinheiro.

Criado por: