Sindicatos ligados aos servidores públicos de Palmas reiniciam “Campanha Equiparação Já”

Publicado em 5 de abril de 2022 - 10:51h

Da Redação do CP Notícias

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp) e mais cinco entidades representantes das categorias da Saúde reiniciam nesta semana a campanha ‘Equiparação Já’, que busca corrigir a diferença salarial entre servidores de mesmo cargo, nível e função do Quadro da Saúde em relação ao quadro Geral. Inicialmente serão realizadas postagens nas redes sociais e posteriormente outras ações de cobrança.

Atualmente servidores de nível superior da Saúde, como odontólogos, médicos, biólogos, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros recebem 37% a menos que os servidores também de nível superior, e das mesmas categorias, que são lotados no Quadro Geral.

A distorção acontece em razão da incorporação, em 2011, da Gratificação por Exercício de Atividade de Nível Superior (Gaens), no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral, “como essa gratificação não existia na saúde, gerou uma situação de injustiça, em que o salário do servidor que exerce a mesma função na saúde é bem menor do que o do quadro geral. Um psicólogo que atua na saúde ganha mais de R$ 2 mil a menos que um psicólogo que atua na Secretaria de Desenvolvimento Social, por exemplo”, explica o presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque.

Estes servidores buscam a correção desta disparidade há anos, com avanços e retrocessos. Sendo que entre o final de 2019 e início de 2020 uma proposta chegou a ser discutida com a gestão municipal. Entretanto, devido a pandemia por Covid 19 a proposta ficou parada, em razão da regulamentação que não permitiu aumento salarial durante o período. Com a retomada à normalidade, os servidores impactados buscam a correção do que consideram uma injustiça.

“A própria pandemia deixou clara a importância dos profissionais da saúde e a dedicação destes para a sociedade. Não é justo que essas categorias sejam as que recebem o menor salário na Prefeitura de Palmas”, concluiu Albuquerque.

Participam da campanha os Sindicatos dos Fisioteraputas, dos Cirurgiões Dentistas, dos Médicos, dos Enfermeiros e dos farmacêuticos.

Categorias Injustiçadas

Odontólogo; Psicólogo; Químico Sanitarista; Terapeuta Ocupacional; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Inspetor Sanitário; Médico; Médico Veterinário; Nutricionista;Assistente Social; Biólogo; Biomédico Enfermeiro; Educador Físico; Farmacêutico. (Fonte: Ascom do Sisemp).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Fone: (63) 98454-5055 Email: portalcpnoticias@gmail.com
Jornalista responsável: Dermival Pereira
Copyright®2018 - 2022 – CP Notícias Cleiton Pinheiro.

Criado por:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x