Entrar na conta

Estado

33,2% das escolas no Tocantins não têm wi-fi e 35 unidades estão totalmente desconectadas

Foto: Agência Brasil

No Tocantins, 97,5% das escolas já possuem conexão à internet, mas 31,2% não possuem conectividade com velocidade adequada, 33,2% não contam com rede WI-FI instalada e 35 escolas estão totalmente desconectadas. O Governo Federal lançou a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, que tem como objetivo universalizar a conectividade nas instituições de educação básica municipais, estaduais e federais até 2026.

A meta é conectar todas as unidades de ensino por fibra óptica ou via satélite com uma velocidade de pelo menos 1 Mbps por aluno e oferecer cobertura completa de rede Wi-Fi. Já para as escolas que não possuem acesso a energia elétrica ou que possuem somente acesso à energia elétrica de gerador fóssil será viabilizada a conexão com a rede pública de energia ou disponibilizados geradores elétricos fotovoltaicos.

O Governo Federal irá investir R$ 8,8 bilhões para as ações relacionadas às Escolas Conectadas. Desse total, R$ 6,5 bilhões são do eixo “Inclusão Digital e Conectividade” do Novo PAC, que serão destinados para a implantação de conexão à internet e rede interna nas escolas. Os recursos são provenientes de quatros fontes: Leilão do 5G, Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) e Lei 14.172 de 2021.

A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas será gerida por um Comitê Executivo coordenado pelo Ministério da Educação, Ministério das Comunicações e Casa Civil da Presidência da República.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.