Entrar na conta

Estado

Abel Andrade é nomeado como novo procurador-geral de justiça e Pedro Alexandre novo defensor público-geral

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, oficializou nesta segunda-feira, 14, a nomeação de Abel Andrade Leal Júnior como o novo procurador-geral de Justiça do estado para o biênio 2025/2026. A cerimônia aconteceu no Palácio Araguaia, após o resultado da eleição realizada no último dia 11 de outubro. Abel Andrade assumirá o cargo, atualmente ocupado por Luciano Casaroti, com posse marcada para o dia 13 de dezembro em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça.

Durante o evento, o governador destacou a importância do Ministério Público na manutenção da democracia e a boa relação entre o Executivo estadual e a instituição. “Desejo sucesso ao novo procurador-geral na condução das atividades do Ministério Público do Tocantins, mantendo sempre a harmonia necessária para o desenvolvimento do estado”, afirmou Wanderlei Barbosa

Abel Andrade, em seu discurso, agradeceu pela confiança e se comprometeu a dar continuidade ao trabalho realizado pela instituição. “Recebo com gratidão a nomeação para procurador-geral de Justiça do Tocantins. A confiança do governador me incentiva a seguir com o importante trabalho que tem sido desenvolvido no Ministério.

Trajetória
Natural de Ipiaú, Bahia, Abel Andrade Leal Júnior ingressou no Ministério Público do Tocantins (MPTO) em 4 de abril de 2001. Ao longo de sua carreira, atuou em diversas Promotorias de Justiça, incluindo como de Araguacema, Paranã, Colinas do Tocantins, Tocantinópolis, Itaguatins, Guaraí e Porto Nacional. Também foi subprocurador-geral de Justiça, membro do Conselho Superior do MP, e atualmente ocupa o cargo de titular da 2ª Promotoria de Justiça da Capital. Além disso, é chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e coordena o Núcleo de Apoio Remoto às Promotorias de Justiça (NAProm), presidindo

Nomeação do Defensor Pú
Na mesma tarde, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves foi nomeado defensor público-geral do estado para o biênio 2025/2027, sucedendo Estellamaris Postal. Pedro Alexandre foi eleito pela maioria dos votos dos membros da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO) em e

Ao nomear Pedro Alexandre, o governador destacou a importância da Defensoria Pública no atendimento à população tocantinense. “Tenho o prazer de nomeá-lo para liderar essa instituição tão relevante, que desempenha um papel essencial na vida dos tocantinenses”, disse Wanderlei Barbosa.

Perfil
Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, 39 anos, é formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (2009), com especialização em Direito do Trabalho pelo IPOG (2013) e mestrado em Direitos Humanos e Prestação Jurisdicional pela UFT/Esmat. Desde 2013, atua como defensor público no Tocantins, com passagens por Aurora do Tocantins, Dianópolis, Cristalândia, Pium e Pedro Afonso. Foi também coordenador do Núcleo de Defensoria Pública Agrária (DPagra) entre 2014 e 2018, sendo reconhecido por sua atuação em defesa de comunidades rurais e quilombolas, entre outros grupos vulneráveis.

A cerimônia de nomeação contou com a presença de várias autoridades, como o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres; o deputado estadual Léo Barbosa; a atual defensora pública-geral, Estellamaris Postal; o assessor especial da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Juan Aguirre; e o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes.

Com informações Secom/TO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.