
O Ministéiro de Minas e Energia (MME) informou que houve falta de luz nos estados São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Bahia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Pará, Tocantins, , Amazonas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, atingindo todos as regiões brasileiras. O motivo, uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste, prejudicando a distribuição para os demais estados do Brasil.
O MME respondeu que a retomada do fornecimento está em andamento e 6 mil MW teriam sido recompostos por volta das 9h15.
A Energisa, responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Tocantins, respondeu que: “por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão. O serviço está sendo gradualmente reestabelecido conforme a liberação da ONS”. A empresa destacou entrou em contato para alertar e dar suporte à hospitais e outras entidades que prestam serviços essenciais no Tocantins.
“A causa ainda será apurada. O fornecimento de energia no Tocantis já começou a ser restabelecido de forma gradativa”, trecho final da nota.