Da Redação do CP Notícias
O proprietário da empresa Capital Tur Transportes, Raul Soares, responsável pelo transporte escolar de 16 mil alunos da rede pública, em 30 municípios do Estado, informou na noite deste sábado, 1º, a reportagem do CP Notícias, que manterá todo o serviço, conforme contrato com a secretaria da Educação, neste inicio de ano letivo. As aula retornam na próxima segunda-feira, 3, em todo o Tocantins.
O comunicado da empresa foi feito após decisão da Justiça de que todos os serviços deveriam ser mantidos. A ação foi movida pelo Governo Estadual, por meio da Procuradoria, após a empresa informar que o serviço seria suspenso. O motivo da suspensão seria o não pagamento de uma dívida não honrada pela gestão estadual.
Na última quarta-feira, dia 29, uma liminar determinou que a Capital Tur deveria manter o serviço, mas a Secretaria de Estado da Educação informou neste sábado (1º) que a empresa não tinha informado se pretendia cumprir a decisão e assim, os pais não deveriam mandar seus filhos para os pontos de ônibus. Horas depois, a própria secretaria também, informou que a empresa foi intimada pela Justiça e irá realizar as rotas normalmente a partir de segunda-feira, 3.
Alunos atendidos
Ao todo, a rede estadual do Tocantins tem mais de 140 mil estudantes e 25 mil moram na zona rural e dependem do transporte para poder ir à escola. Aproximadamente 9 mil destes estudantes da zona rural são atendidos através de ônibus cedidos pelo estado e operados pelas prefeituras de cada cidade. Os outros 16 mil utilizam os veículos da terceirizada.
Municípios
- 1. Araguaína
- 2. Xambioá
- 3. Arraias
- 4. Aparecida do Rio Negro
- 5. Araguanã
- 6. Brejinho de Nazaré
- 7. Palmas/Porto
- 8. Gurupi
- 9. Paraíso
- 10. Formoso do Araguaia
- 11. Itacajá
- 12. Lagoa da Confusão
- 13. Lagoa do Tocantins
- 14. Mateiros
- 15. Miracema
- 16. Miranorte
- 17. Nova Rosalândia
- 18. Novo Acordo
- 19. Caseara
- 20. Tocantinópolis
- 21. Pedro Afonso
- 22. Peixe
- 23. Pium
- 24. Presidente Kennedy
- 25. Ponte Alta
- 26. Porto Nacional
- 27. São Félix
- 28. São Salvador
- 29. Taguatinga
- 30. Tocantínia