Entrar na conta

Funcionalismo ​

Após desfiliação em massa, presidente do SISEPE-TO, Elizeu Oliveira, manda retirar ferramenta que mostrava número de filiados do site do Sindicato

Da Redação do CP Notícias

Presidente do SISEPE-TO, Elizeu Oliveira – Foto: Divulgação

A atual gestão do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais do Tocantins (SISEPE-TO), liderada pelo presidente Elizeu Oliveira determinou a retirada da ferramenta (Contador), que indica a quantidade de filiados à entidade, do site do Sindicato.

O objetivo, segundo informações obtidas pela reportagem junto a fontes da própria diretoria do SISEPE-TO, seria ocultar a queda no número de filiados após a posse do mandatário. Conforme a fonte estar havendo uma desfiliação em massa por parte dos servidores que estariam insatisfeitos com a falta de transparência da gestão.

Em março deste ano, contador do site do SISEPE-TO indicava 6.099 filiados



Conforme fotos em que a reportagem teve acesso, em março de 2023, haviam 6.099 filiados a entidade sindical, já em abril deste ano, o número caiu para 6.005 filiados. Isso, segundo a fonte, antes das desfiliações em massa ocorridas nas últimas semanas. Áudios que circulam em grupos de aplicativos de mensagem atribuídos a membros da Diretoria afirmam que mais de 100 servidores assinaram a ficha de desfiliação em menos de 24h.

Em abril o SISEPE-TO tinha 6.005 filados



Crise

O desentendimento entre o atual presidente, Elizeu Oliveira, o vice-presidente e diretores da entidade tem causado descrédito, cobranças públicas e a desfiliação de servidores sindicalizados.  A crise, de acordo com fontes do Site, seria por retaliação do presidente devido a uma postura crítica à gestão por falta de transparência nos gastos.


Conforme alegam, a entidade não estaria concedendo as informações solicitadas pelo grupo. ‘Temos pedido para acessar documentos, cartão corporativo, contratos de prestação de serviço, em específico os advocatícios. Nós adotamos uma postura de cobrança. Cobrar prestação de contas, atitudes mais enérgicas e com isto incomodamos o presidente, que se virou contra nós, disse ontem (11/05), uma a fonte a reportagem.

Promessas X transparência

Elizeu Oliveira elegeu-se presidente do SISEPE-TO prometendo transparência na gestão e lutar pelos direitos dos servidores. Porém, com poucos meses de gestão, acumula questionamentos dos próprios companheiros de chapa como o vice-presidente e diretores. Ele também é acusado de atrapalhar as negociações com o Governo do Tocantins em relação aos 25% a que têm direito os servidores do Quadro Geral e da Saúde, por não retirar um Mandado de Segurança que tramita no Tribunal de Justiça do Tocantins desde 2008, visando garantir o pagamento dos 25% aos servidores. 

Hoje, a ação atrapalha as negociações com o Governo, pois, com o transito em julgado da ADI no Supremo, com vitória para os servidores, o Mandado de Segurança (mesmo perdendo seu objeto), volta a tramitar e com isso, o entendimento o temor é que ele pode ser usado como pretexto por parte da Gestão Estadual para protelar o pagamento do direito dos servidores.

O outro lado

A reportagem não conseguiu contato com o presidente do SISEPE-TO, para que ele desse sua versão sobre os fatos. O espaço segue aberto, caso ele queira se manifestar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.