Entrar na conta

Cidades

Araguaína promove conscientização ambiental com foco nas mudanças climáticas e seus efeitos

Em alusão ao mês do Meio Ambiente, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Araguaína iniciou a Semana do Cerrado Vivo com o tema “As mudanças climáticas e seu impacto multidimensional no bioma”.
 
Com programação até sexta, 28, a iniciativa destacará a importância da preservação dos recursos hídricos e a adaptação às mudanças climáticas, ressaltando a relevância do Cerrado para a biodiversidade.
 
A Semana do Cerrado Vivo começou nessa segunda, 24, na Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino, no Setor Lago Azul IV, com uma experiência promovida pela BRK, parceira da iniciativa, e que levou aos alunos uma oportunidade de conhecer de perto alguns animais do bioma do Cerrado, como cobras, baratas silvestres e jabutis.
 
“O nosso objetivo foi sensibilizar crianças. O Cerrado é a nossa savana brasileira, é um dos biomas mais importantes do mundo, com uma das maiores biodiversidades existentes”, disse o assessor técnico de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jhenmerson Rodrigues.
 
Luzimar Guimarães, coordenador da Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino, achou bastante válido os alunos aprenderem a como defender o Cerrado e contribuir para o  equilíbrio ambiental.
 
“Após essa ação, a escola continuará o trabalho de conscientização com as crianças em diversas atividades em sala de aula para aprofundar o conhecimento adquirido. Sempre buscamos integrar a teoria à prática, incentivando as crianças a se tornarem defensores ativos do meio ambiente desde cedo”, disse o coordenador.
 
Responsabilidade sendo cumprida
 
Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Araguaína, Joaquim Quinta Neto, ter Araguaína localizada na região Amazônica traz muitas oportunidades e responsabilidades para a cidade, de forma que a gestão não mede esforços para cuidar da forma correta dos resíduos produzidos pela população, além do tratamento das águas e o combate às queimadas.
 
“Realizamos durante todo o ano campanhas educativas e de fiscalização em prol do meio ambiente, como o monitoramento e cuidado das águas da região, revitalização do Lago Azul com a soltura de alevinos, Fórum das Águas, plano de arborização municipal, campanhas contra queimadas, entre outras ações que defendem a qualidade de vida e o nosso ambiente de negócios”, ressaltou o secretário.
 
Parcerias importantes
 
Além de levar uma oficina teatral com animais do Cerrado, a BRK também será participante de outras atividades voltadas para a conscientização, como o pitstop ambiental, doação de mudas e na campanha de coleta de lixo ao redor do Lago Azul.
 
“Visitamos escolas para educar as novas gerações, que são o futuro de Araguaína e do nosso país. E estamos ansiosos pelas próximas ações que ocorrerão durante a Semana do Meio Ambiente, de forma que conscientize a população não apenas durante esse período, e sim durante todo o ano”, falou Lucas Damaceno, gerente de operação da BRK.
 
Programação da Semana do Cerrado Vivo
 
Dia 25 (terça-feira)
 
9 horas: Escola Mul. Vereador Raimundo Falcão Coelho e Escola Mul. Santa Luzia
 
Palestras com “Praia Viva, Praia Limpa – Aproveitando o Verão e a Defesa do Meio Ambiente Cuidados com o Lixo e os resíduos sólidos e orgânicos”, ministrada por representantes da Aciara (Associação Comercial e Industrial de Araguaína)
 
Parceiros: Aciara e Energisa
 
Dia 26 (quarta-feira)
 
9 horas: Parque Ecológico Cimba e Escola Estadual Alfredo Nasser
 
Oficina de Plantio de Mudas do Cerrado dentro do Plano Municipal de Arborização e os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) na prática com participação dos alunos da UMA (Universidade da Maturidade)
 
Parceiros: BRK
 
Dia 27 (quinta-feira)
 
17 horas: Via Lago
 
Pit Stop Ecológico “Araguaína Sem Queimadas Urbanas” e “Queimada Urbana é Crime”
Ação de distribuição de mudas do Cerrado para comunidade em alusão ao combate a queimadas e o Protocolo do Fogo.
 
Parceiros: BRK e Energisa
 
Dia 28 (sexta-feira)
 
7 horas: Prainha da Via Lago
 
Projeto Lago Vivo – Ação Comunitária para limpeza do lago e retirada de lixo do Lago Azul.
 
Parceiros: Lago Center Shopping de Araguaína, BRK e Energisa

 
 
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto animais do bioma do Cerrado, como cobras, baratas silvestres e jabutis.
 

“Realizamos durante todo o ano campanhas educativas e de fiscalização em prol do meio ambiente, como o monitoramento e cuidado das águas da região” ressaltou o secretário Joaquim

 
Os alunos também aprenderem a como defender o Cerrado e contribuir para o equilíbrio ambiental.
 

“Visitamos escolas para educar as novas gerações, que são o futuro de Araguaína e do nosso país”, disse Lucas Damaceno, gerente de operação da BRK.

 
A Semana do Cerrado Vivo destacará a importância da preservação dos recursos hídricos e a adaptação às mudanças climáticas, ressaltando a relevância do bioma para a biodiversidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.