Há 500 km de Palmas, uma equipe de diretores, roteiristas e produtores iniciam as gravações do documentário “Bolé do Mimoso”. A obra audiovisual terá 25 minutos de duração e conta com produção executiva de Nival Correia e direção do documentarista João Neiva. O documentário é uma busca pelo registro de uma dança quase perdida pela tradição cultural da Comunidade Kalunga do Mimoso, no Sudeste do Tocantins. Este filme destaca uma celebração vibrante e autêntica, mantida viva pelos descendentes de escravos fugitivos das minas de ouro do antigo Arraial de Santana, hoje Arraias. A equipe acompanhará a preparação e produção da dança através de 32(trinta e dois) dançarinos, 6 (seis) músicos e personalidades da comunidade que contarão sobre a dança e seus encantos.
O documentário é uma produção da Engenho Comunicação em coprodução com a Spatium Audiovisual, através do Edital No 23/2023 – Audiovisual Tocantins 2023, Lei Paulo Gustavo através da Secretaria Estadual de Cultura do Estado do Tocantins.
Uma Tradição Viva
“Bolé do Mimoso” captura a dança Bolé, o som da viola, a colheita da mandioca e a preparação do mastro, revelando os preparativos e os rituais que culminam nesta festa tradicional. Por meio de depoimentos espontâneos, o documentário oferece uma janela para a vida e a cultura da comunidade Kalunga, mostrando como essas tradições são passadas de geração em geração.
Uma Produção Coletiva
A produção conta com uma equipe talentosa: Produção Executiva: Nival Correia Direção e Roteiro: João Luiz Neiva
Produção Local: Deusivanio Maia Fotografia e Câmera: Caio Bretas
Edição e Tratamento: Caio Bretas Assistente de Câmera e Still: Kaio André Técnico de Som e Iluminação: Diego Brito Motoristas: Geison Costa.
Texto: Luzeni Neres/Assessoria de Comunicação