A Campanha de Vacinação em Palmas contra a Influenza começou nesta segunda-feira, 2, para grupos prioritários. Ao todo, o Ministério da Saúde disponibilizou 18 mil doses para Palmas. A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), salvo as USFs ASR-SE 75 (712 Sul) e Valéria Martins Pereira (Arse 122 – 1206 Sul) que estão fechadas temporariamente para reforma.
Para adquirir o imunizante, a população deve comparecer a USF mais próxima, entre 8 e 17 horas, com documentos pessoais, cartão de vacina, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovantes de que a pessoa se enquadra no grupo prioritário.
A vacina da influenza precisa ser atualizada anualmente para proteção dos vírus que afetam o sistema respiratório e possuem alta transmissibilidade. Ela reduz os casos de internações, complicações e óbitos nos grupos prioritários que são os mais afetados pelos sintomas da infecção.
Entram neste grupo crianças a partir de seis meses até menores de seis anos; idosos a partir dos 60 anos; gestantes e puérperas até 45 dias pós-parto; trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas (aldeados e não aldeados); profissionais das forças de segurança e salvamento; forças armadas; pessoas com deficiência permanente; pessoas em situação de rua, pessoas com doenças crônicas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviários (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Com informações Ascom/Semus