Com auditório lotado, aconteceu hoje, 18 de setembro, o Encontro de Candidados – Propostas Pró Comércio, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins (Fecomércio) em parceria com a Faciet, Adat, Atos e Ajee. O evento foi aberto ao público e sediado no edifício Fecomércio. Além de empresários e entidades, estiveram presentes os candidatos Eduardo Siqueira Campos (PODEMOS), Janad Valcari (PL), Lúcia Viana (PSOL) e Professor Junior Geo (PSDB).
Começando com um café da manhã para recepcionar todos os convidados, o encontro teve como objetivo escutar as propostas dos candidatos para o comércio na Capital. Cada candidato teve 13 minutos para explanar sobre suas propostas em prol do comércio, além de apresentar sobre seu currículo e histórico político. A ordem foi sorteada, ficando na seguinte sequência: Lúcia Viana, Janad Valcari, Professor Junior Geo e Eduardo Siqueira Campos.
Lúcia Viana
Lúcia Viana do PSOL falou sobre a importância do comércio no desenvolvimento econômico da cidade. Sugeriu também a criação de um grupo de trabalho com empresários para diagnosticar e solucionar os problemas do setor. Entre suas propostas estão a criação de linhas de crédito, redução de impostos para novos negócios e subsídios para fortalecer as empresas.
Janad Valcari
A candidata Janad Valcari (PL) disse ser importante melhorar o diálogo entre o setor empresarial e a gestão pública, dizendo que irá nomear um gestor para a Secretaria de Desenvolvimento, escolhido por funcionários de carreira; a criação de centros de qualificação profissional nos bairros, dentre outras propostas para o setor.
Júnior Geo
O candidato professor Júnior Geo (PSDB) criticou a falta de políticas públicas externas ao setor empresarial e defendeu a ampliação das funções da “Casa do Empreendedor”. Ele sugeriu a criação de uma autarquia vinculada ao Banco Central para facilitar o acesso ao crédito, com limites de até R$ 200 mil e juros reduzidos.
Eduardo Siqueira Campos
Eduardo Siqueira Campos (Podemos) defendeu o aumento do orçamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, destinando 1,5% do orçamento municipal, cerca de R$ 36 milhões, ao setor. Ele explicou que, parte desse valor, seria destinada ao Banco do Empreendedor e ao Fundo de Desenvolvimento (Fidep).
O presidente Conselho Empresarial de Turismo, Marcelo Perim, entregou aos candidatos um documento que consta os temas, propostas e recomendações relacionados ao turismo na Capital.
O presidente do Sistema Fecomércio Tocantins e diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Itelvino Pisoni, trouxe também as demandas do comércio e gargalos do setor. Após o evento, o presidente concluiu que “o evento serviu para que os candidatos pudessem fazer um compromisso com a classe empresarial e que atendam às necessidades e reivindicações que os empresários têm. Hoje nos reunimos e guardaremos este momento para que possamos cobrar do futuro ou futura prefeita o que foi apresentado aqui”.