A Capes aprovou dois novos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), durante a 231ª Reunião do Comitê Técnico-Científico da Educação Superior, realizada de 26 a 30 de agosto de 2024. O resultado foi divulgado no dia 19 de setembro.
Os cursos aprovados são: Doutorado em Ciências Florestais e Ambientais, no Câmpus de Gurupi, e Mestrado Profissional em Artes, no Câmpus de Palmas.
O Doutorado em Ciências Florestais e Ambientais irá contribuir para o avanço de pesquisas voltadas à conservação e manejo de recursos naturais, especialmente em biomas como o Cerrado e a Amazônia. O programa será um espaço para formação de profissionais qualificados para atuar em áreas de grande relevância ambiental, abrangendo pesquisas sobre ecossistemas, biodiversidade e sustentabilidade.
Por fim, o Mestrado Profissional em Artes, proposto pelo Curso de Licenciatura em Teatro, terá a área de concentração em “Processos Criativos e Educacionais em Artes”. O programa integrará pesquisas em criação artística, ensino e gestão cultural, envolvendo as linguagens de Teatro, Música, Dança e Artes Visuais. O corpo docente será formado por professores doutores dos câmpus de Palmas e Miracema, e buscará promover a capacitação de profissionais que atuam em diferentes contextos socioculturais e educativos.
Esses novos programas, ao atenderem áreas estratégicas para o desenvolvimento científico, cultural e social, reforçam o compromisso da UFT com a produção de conhecimento de excelência e com a qualificação de profissionais nas mais diversas áreas.
Texto: Ascom UFT-TO