Da Redação do CP Notícias
Governadores de 22 estados reagiram, em conjunto, à proposta do presidente da República, Jair Bolsonaro, de encaminhar um projeto ao Congresso para alterar a forma de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre a gasolina e o diesel.
O governador do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM), Ronaldo Caiado (DEM), Gladson Cameli (PP) e Coronel Marcos Rocha (PSL), governadores do Tocantins, Goiás, Acre e Rondônias, respectivamente, foram os únicos governadores a não assinarem carta divulgada pelo Fórum Nacional de Governadores nesta segunda-feira, 3.
Eles se posicionam sobre a destinação das receitas oriundas do recolhimento de impostos federais sobre a venda de combustíveis, como Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE).
A carta que foi divulgada nesta segunda-feira, 3, pelo governo de São Paulo informa que os o debate precisa ser ampliado. “Os governadores têm enorme interesse em viabilizar a diminuição do preço dos combustíveis. No entanto, o debate acerca de medidas possíveis deve ser feito nos fóruns institucionais adequados e com os estudos técnicos apropriados”, diz o documento.
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a divulgação da carta começou a ser preparada ontem mesmo pelos governadores como resposta ao presidente. A ideia do presidente é acelerar a chegada dos cortes feitos nas refinarias, pela Petrobras, ao consumidor.
Bolsonaro anunciou a proposta ontem em sua conta no Twitter, o que causou grande desconforto aos governadores, já que o ICMS é um tributo dos estados. Conforme a piublicação do Esrtadão Conteúdo, há uma avaliação entre os governadores de que o presidente adota uma postura populista ao tentar colocar no colo dos Estados uma responsabilidade dos preços altos para enfraquecê-los nas próximas eleições. Eles avaliam que Bolsonaro deveria trabalhar para reduzir a tributação federal.
Na publicação na rede social, o presidente propõe a incidência de um valor fixo de ICMS por litro, e não mais sobre a média de preço cobrado nos postos. “Os governadores cobram, em média, 30% de ICMS sobre o valor médio cobrado nas bombas dos postos e atualizam apenas de 15 em 15 dias, prejudicando o consumidor”, escreveu Bolsonaro.
O Bolsonario está certo
Eu propõe que o presidente que dar a isenção para os estados que aceitar a sua proposta e os estados que não aceitar que vai acertar contas com a população do seu estado
Cabe a população exigir e ajudar cobrando e fiscalizando a extinção dessas práticas abusivas de impostos , bem como: o ICMS e outros impostos cobrados abusivamente de guela a baixo da população. Sugiro que o governo federal faça sua parte e exija com leis que os Estados também faça sua parte.
O Bolsonaro está certo
Além de não assinarem, deveriam colocar em prática imediatamente… quer melhor cartada pra esse ano político… ? Assim obrigaria os outro governadores a fazerem o mesmo… Tem mesmo é que a população aproveitar essa oportunidade e botar esses governadores pra agir em favor da população
O presidente está certo em fazer essa pressão nos governadores afinal ele parece que é o único que está se preocupando com o povo
Concordo! 🤝
Bolsonaro esta certíssimo. O consumidor esta sendo saqueado diariamente. Parabéns aos 4 governadores que apoiam a ideia de reduzir despesas para a população que o elegeu.
E ainda tem petista q diz q a presidência n presta…
Mas quem fala só quer td na boca n tem coragem de trabalhar e agora tá sem mamata vive chorando e eu acho eh pouco kkkk chupa essa manga otarios
Se ele prestasse ele agiria e não ficava fazendo balbugia com governadores, afinal o presidente é ele
isso é uma palhaçada se fosse a reforma da previdência ou tipo reforma trabalhista iria para frente agora como e.pra nós ajudar não vai dar nada
Eu pergunto se nem as empresas que tem dispesa altíssimo não ganha 30% por que o estado cobrar 30% de ICMS isso é um furto
Bolsonaro está certo
O duro é alguém falar coisas sem saber como elas realmente funcionam, A – que o presidente jamais poderá cumprir a promessa de zerar o imposto federal, porque ele sabe que isso representa mais de quase 30 bilhões, ou seja , tá falando sabendo que não pode fazer, pois isso representa praticamente o pagamento do Bolsa família, B – o ICMS é o principal imposto do Estado, aquele que usa pra hospitais, educação, e segurança pública que é única e exclusiva do Estado. procure se informar antes de endeusar esse cara que quer jogar nas costa dos governos a responsabilidade pra sair de bonzão, e muitos abestados acreditando. Que situação! Bolsonaro sabe que se ele fizer isso, quebram as pernas dele, pode a inflação subir descontroladamente, bolsa cair, e dólar subir mais ainda, e pode chegar a um caos total.
O presidente está corretíssimo, temos um icms caríssimo e retorno zero
Temos um lixo de governador no Tocantins.
Bolsonaro é um Bosta.
PARA PREÇO DA GASOLINA CAIR, BASTA BOLSONARO QUERER
Bolsonaro desafiar governadores a zerarem o ICMS sobre a gasolina para abaixar o preço do combustível é pura falácia. O ICMS é um imposto estadual e uma medida assim prejudicaria os cofres dos governos estaduais.
Nos governos do PT, desde 2005, o preço da gasolina vendido ao consumidor era subsidiado. Ou seja, como empresa estatal, a Petrobras absorvia parte dos custos do combustível e revertia parte dos seus ganhos para garantir gasolina mais barata para o povo brasileiro.
Por cerca de 4 anos, o preço da gasolina custou R$ 2,50 nos postos. Mas essa política foi extinta no governo Temer e mantida por Bolsonaro, deixando o combustível aqui variando de acordo com o mercado internacional.
Então, a culpa não é dos governadores e sim do Executivo Federal, no fim das contas de Bolsonaro. É só ele voltar à política adotada nos governos do PT e parar com o desmonte na Petrobras e não vender as refinarias de petróleo que o preço vai cair.
Perdeu governsdor meu voto eu te pois ai
Carlese, sabe que não ganha mais pra nada no Tocantins, vai aproveita o tempo que lhe resta…que pena se corrompeu
Bolsonaro esta certo, besta e quem da apoio a esses governadores , por isso q o pais é assim,q ainda tem otario q acha certo esses governadores nao assinarem , vai se f….