Entrar na conta

Política

Carlesse não assina carta contra mudanças no ICMS

Da Redação do CP Notícias

Governadores de 22 estados reagiram, em conjunto, à proposta do presidente da República, Jair Bolsonaro, de encaminhar um projeto ao Congresso para alterar a forma de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços  (ICMS) que incide sobre a gasolina e o diesel.

Governador do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM)

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM), Ronaldo Caiado (DEM), Gladson Cameli (PP) e Coronel Marcos Rocha (PSL), governadores do Tocantins, Goiás, Acre e Rondônias, respectivamente, foram os únicos governadores a não assinarem carta divulgada pelo Fórum Nacional de Governadores nesta segunda-feira, 3.

Eles se posicionam sobre a destinação das receitas oriundas do recolhimento de impostos federais sobre a venda de combustíveis, como Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE).

A carta que foi divulgada nesta segunda-feira, 3, pelo governo de São Paulo informa que os o debate precisa ser ampliado. “Os governadores têm enorme interesse em viabilizar a diminuição do preço dos combustíveis. No entanto, o debate acerca de medidas possíveis deve ser feito nos fóruns institucionais adequados e com os estudos técnicos apropriados”, diz o documento.

De acordo com o  jornal O Estado de S. Paulo, a divulgação da carta começou a ser preparada ontem mesmo pelos governadores como resposta ao presidente. A ideia do presidente é acelerar a chegada dos cortes feitos nas refinarias, pela Petrobras, ao consumidor.

Bolsonaro anunciou a proposta ontem em sua conta no Twitter, o que causou grande desconforto aos governadores, já que o ICMS é um tributo dos estados. Conforme a piublicação do Esrtadão Conteúdo, há uma avaliação entre os governadores de que o presidente adota uma postura populista ao tentar colocar no colo dos Estados uma responsabilidade dos preços altos para enfraquecê-los nas próximas eleições. Eles avaliam que Bolsonaro deveria trabalhar para reduzir a tributação federal.

Na publicação na rede social, o presidente propõe a incidência de um valor fixo de ICMS por litro, e não mais sobre a média de preço cobrado nos postos. “Os governadores cobram, em média, 30% de ICMS sobre o valor médio cobrado nas bombas dos postos e atualizam apenas de 15 em 15 dias, prejudicando o consumidor”, escreveu Bolsonaro.

0 resposta

    1. Eu propõe que o presidente que dar a isenção para os estados que aceitar a sua proposta e os estados que não aceitar que vai acertar contas com a população do seu estado

  1. Cabe a população exigir e ajudar cobrando e fiscalizando a extinção dessas práticas abusivas de impostos , bem como: o ICMS e outros impostos cobrados abusivamente de guela a baixo da população. Sugiro que o governo federal faça sua parte e exija com leis que os Estados também faça sua parte.

  2. Além de não assinarem, deveriam colocar em prática imediatamente… quer melhor cartada pra esse ano político… ? Assim obrigaria os outro governadores a fazerem o mesmo… Tem mesmo é que a população aproveitar essa oportunidade e botar esses governadores pra agir em favor da população

  3. O presidente está certo em fazer essa pressão nos governadores afinal ele parece que é o único que está se preocupando com o povo

  4. Bolsonaro esta certíssimo. O consumidor esta sendo saqueado diariamente. Parabéns aos 4 governadores que apoiam a ideia de reduzir despesas para a população que o elegeu.

  5. E ainda tem petista q diz q a presidência n presta…
    Mas quem fala só quer td na boca n tem coragem de trabalhar e agora tá sem mamata vive chorando e eu acho eh pouco kkkk chupa essa manga otarios

  6. isso é uma palhaçada se fosse a reforma da previdência ou tipo reforma trabalhista iria para frente agora como e.pra nós ajudar não vai dar nada

  7. O duro é alguém falar coisas sem saber como elas realmente funcionam, A – que o presidente jamais poderá cumprir a promessa de zerar o imposto federal, porque ele sabe que isso representa mais de quase 30 bilhões, ou seja , tá falando sabendo que não pode fazer, pois isso representa praticamente o pagamento do Bolsa família, B – o ICMS é o principal imposto do Estado, aquele que usa pra hospitais, educação, e segurança pública que é única e exclusiva do Estado. procure se informar antes de endeusar esse cara que quer jogar nas costa dos governos a responsabilidade pra sair de bonzão, e muitos abestados acreditando. Que situação! Bolsonaro sabe que se ele fizer isso, quebram as pernas dele, pode a inflação subir descontroladamente, bolsa cair, e dólar subir mais ainda, e pode chegar a um caos total.

  8. PARA PREÇO DA GASOLINA CAIR, BASTA BOLSONARO QUERER
    Bolsonaro desafiar governadores a zerarem o ICMS sobre a gasolina para abaixar o preço do combustível é pura falácia. O ICMS é um imposto estadual e uma medida assim prejudicaria os cofres dos governos estaduais.
    Nos governos do PT, desde 2005, o preço da gasolina vendido ao consumidor era subsidiado. Ou seja, como empresa estatal, a Petrobras absorvia parte dos custos do combustível e revertia parte dos seus ganhos para garantir gasolina mais barata para o povo brasileiro.
    Por cerca de 4 anos, o preço da gasolina custou R$ 2,50 nos postos. Mas essa política foi extinta no governo Temer e mantida por Bolsonaro, deixando o combustível aqui variando de acordo com o mercado internacional.
    Então, a culpa não é dos governadores e sim do Executivo Federal, no fim das contas de Bolsonaro. É só ele voltar à política adotada nos governos do PT e parar com o desmonte na Petrobras e não vender as refinarias de petróleo que o preço vai cair.

  9. Bolsonaro esta certo, besta e quem da apoio a esses governadores , por isso q o pais é assim,q ainda tem otario q acha certo esses governadores nao assinarem , vai se f….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.