O ex-presidente Jair Bolsonaro foi hospitalizado, no Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira (11). Bolsonaro sentiu fortes dores abdominais, atribuídas ao atentado a facada que sofreu em 2018, e procurou a emergência de um hospital no interior do estado.
O ex-presidente foi levado para um hospital em Santa Cruz, na região Agreste potiguar, medicado e, então transferido de helicóptero para o Hospital Rio Grande, em Natal. A transferência foi feita em um helicóptero disponibilizado pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).
O ex-presidente cumpre agendas do PL no Nordeste. O projeto, que tem o objetivo de fortalecer a presença do seu partido, o PL, no Brasil foi batizado de Rota 22. Bolsonaro e lideranças do PL realizarão uma série de visitas, oficinas e seminários pelo país. Na pauta dos encontros está a anistia aos golpistas presos pelo 8 de janeiro.
Após passar mal, o ex-presidente foi medicado com anti-inflamatório e remédio para redução de gases pelo ex-ministro do Turismo Gilson Machado Neto. “Chegamos aqui 1h30 da manhã. Ele passou a noite toda sem dormir. Às 5 horas ele me chamou no quarto. Eu peguei o telefone e liguei pro doutor Macedo. O doutor Macedo pediu para eu auscutar se ele estava com gases. Eu passei pro doutor Macedo o que ele me perguntou e pediu para eu aplicar o medicamento nele”, disse o ex-ministro ao site “g1”.
Bolsonaro foi medicado com um anti-inflamatório que é usado para tratamento de colite ulcerativa ativa leve a moderada, uma doença inflamatória intestinal que provoca feridas no intestino grosso e reto.
Em nota, o governo do Rio Grande do Norte informou que orientou os gestores da Secretaria de Saúde que adotem “todas as providências necessárias ao eventual atendimento”.
O PL (Partido Liberal), partido que Bolsonaro faz parte, afirmou que “está profundamente consternado com o ocorrido e mantém suas orações pela plena recuperação do presidente Bolsonaro, confiando em Deus para que ele supere mais esse momento difícil”, diz a nota.
Bolsonaro estava em agendas para divulgar projeto Rota 22 que pretende divulgar pautas da direita no Nordeste (Foto: Redes sociais)
Bolsonaro ainda visitaria mais 3 cidades no RN
A viagem começou nesta sexta-feira (11). Além da cidade em que foi hospitalizado, Bolsonaro tinha na agenda visitas a mais três cidades do interior do Rio Rande do Norte, Acari, Oiticica e Pau dos Ferros.
Veja a íntegra da nota do governo do RN
“A governadora Fátima Bezerra determinou total empenho e providências às equipes das secretarias da Saúde e da Segurança Pública do RN em assistência ao ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro, que na manhã desta sexta-feira (11), deu entrada em uma unidade de saúde no interior do estado. Jair Bolsonaro cumpre agenda no Rio Grande do Norte. A Sesed mobilizou, de imediato, uma das aeronaves para traslado do ex-presidente a uma unidade de saúde, em Natal, e orientou os gestores da Secretaria de Saúde que adotassem todas as providências necessárias ao eventual atendimento”.