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Sem receber, sindicato dos hospitais decide suspender atendimento ao PlanSaúde

Da Redação do CP Notícias

Alegando ter um montante no valor de mais de R$ 50 milhões à receber do Governo do Tocantins referente a serviços prestados aos usuários do Plansaúde, o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Tocantins (Sindessto) informou na manhã desta sexta-feira, 28, por meio de sua presidente, Maria Lúcia  Machado de Castro, que os hospitais que atendem o plano irão suspender os serviços a partir da próxima terça-feira, 2.

A decisão, segundo informou a presidente, foi tomada em assembléia geral realizada pelo sindicato, na manhã desta sexta-feira, 28, em Palmas.

Usuários reclamam de filas e demora no atendimento

A presidente disse que, os repasses aos hospitais não estão sendo feito há mais de 70 dias. “Existe repasse em atraso referente a dezembro do ano passado e agora tudo está em atraso há 77 dias”, relata, argumentando que “os hospitais já não suportam mais arcar com as despesas sem receber do Estado e que as “glosas” também não vem sendo pagas pela gestão”.

A presidente também reclama dos valores descontados nas auditorias do Plansaúde. “O Planosaúde faz a auditoria e manda para a Infoway (empresa responsável por gerenciar o Planosaúde no Tocantins), aí depois disso, ela efetua mais um desconto no valor de até 35% dos serviços, o que não é permitido”, pontua. Segundo afirma Maria Lúcia, o valor do desconto, pela norma, seria de até 8%, não como vem sendo feito.    

Reclamações

O Plansaúde no Tocantins é alvo de reclamações em praticamente todas as regiões do Estado. Sáuspensão de serviços e problemas no atendimento. Um servidor público que preferiu não se identificar disse que procorou a Infoway Tecnologia e Gestão em Saúde na semana passada para autorização de umas guias de exames, mas não conseguiu atendimento em virtude da grande fila. “Fiquei quase uma hora esperando, como eu havia feito um procedimento cirúrgico não conseguir ficar de pé esperando por muito e acabei indo embora. Lá não tem lugar suficiente para as pessoas sentares, também vi idosos e pessoas com limitações de saúde na fila em um ambiente superlotado, acho isso um desrespeito”, critica o servidor.

Estado responde

Em nota, o Governo do Estado informou que não notificato pelo Sindessto sobre a possível paralisação e que está adontando todas as providências sobre o caso.

Veja a íntegra da nota do Govereno

A diretoria do Plansaúde informa que os pagamentos dos prestadores de serviço estão sendo efetivados dentro da normalidade, que segue um cronograma de até 90 dias, devido a auditorias nas notas de serviços prestados. Destacamos que o Plansaúde não foi notificado oficialmente pelo Sindessto – Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Tocantins ou nenhum dos estabelecimentos sobre uma possível interrupção do atendimento ao usuário do plano.

Mesmo assim, devido o questionamento de alguns usuários, a diretoria buscou confirmar a informação e está tomando as providências necessárias para garantir que não haja nenhum tipo de paralisação dos serviços. Desta forma, reafirmamos que há um cronograma contínuo de pagamento de notas e que diversas delas serão pagas esta sexta-feira, 28 e outras serão sanadas na segunda-feira, 01.

Ainda esclarecemos ao usuário que o Plansaúde tem passado por um processo de modernização e melhorias. Reuniões com prestadores de serviço em todo o Estado têm sido realizadas e os compromissos firmados vêm sendo mantidos, o que não configura a necessidade de paralisação.

Ressaltamos que segundo a Portaria nº 560 que rege a relação entre o plano e credenciados, é de competência do Prestador de Serviços comunicar à operadora do Plansaúde intercorrências relativas à prestação de serviços, sob pena de descredenciamento. (Matéria atualizada às 19h56)


Confira a Ata do Sindessto

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