Entrar na conta

Brasil / Mundo

Com vagas para o TO: Mil novos servidores do INSS tomarão posse a partir desta quarta-feira

Os mil novos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já têm data de posse, a partir desta quarta-feira (14/6), após a publicação no Diário Oficial da União (DOU) da lista para assumir a função de técnico de seguro social. Os nomeados terão até 30 dias para se apresentar na gerência-executiva do INSS escolhida na hora da inscrição do concurso público. 13, das mil vagas são para o Tocantins.

Com remuneração inicial de R$ 5.905,79 e jornada de trabalho de 40 horas, os novos servidores que não forem neste prazo até o seu local de trabalho terão a nomeação cancelada. Ao se apresentarem será marcada a perícia médica de admissão, quando devem ser entregues os exames médicos e os laudos previstos no edital do concurso.

Segundo fontes do INSS, além dos mil nomeados, um ofício do presidente do INSS, Glauco André Fonseca Wamburg, solicitou a convocação de mais 2.144 candidatos aprovados na primeira etapa do último concurso para realizar o curso de formação e preparação para a atuação no órgão, etapa final do processo de seleção.

Realizada a etapa eliminatória com esses mais de 2 mil candidatos já aptos para nomeação imediata do INSS, a base de reserva se ampliará e deve turbinar novas contratações para o órgão, que precisa reduzir a fila de requerimentos de benefícios pendentes.

O INSS também já realizou uma solicitação ao Ministério da Gestão e Inovação no Serviço Público para ampliar, em mais 250, o número de candidatos para assumir de forma imediata as funções no órgão.

Segundo o instituto as nomeações servem para reforçar a análise de requerimentos do órgão. No Rio de Janeiro, são 192 novos funcionários, em São Paulo 137 e em Minas Gerais 122, estados que vão receber o maior número de novos funcionários.

“Visando atender ao interesse público e da administração, no sentido de priorizar a análise dos processos previdenciários e assistenciais, objetivando a redução dos estoques, as lotações dos candidatos aprovados no Resultado Final do concurso público regido pelo Edital nº 1-INSS, de 12 de setembro de 2022, se darão nas sedes das Gerências Executivas do INSS, de opção dos candidatos”, cita a portaria assinada pelo presidente interino do INSS.

Próximas etapas para posse

Os candidatos nomeados terão que apresentar documentos pessoais, certificado de escolaridade mínima, concluída até a data da posse, além de realizar a avaliação médica apresentando laudos e exames solicitados.

Relação de documentos
a) certidão de nascimento ou de casamento, se for o caso;
b) título de eleitor, com o comprovante de votação na última eleição;
c) certificado de reservista, para os candidatos do sexo masculino;
d) documento de identidade ou equivalente;
e) declaração de bens
f) CPF;
g) inscrição no PIS ou Pasep;
h) três fotos 3×4, recentes;
i) laudo da inspeção médica oficial elaborado pelo perito médico federal, após análise dos exames previstos no edital para o exercício do cargo;
j) fotocópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão do grau de escolaridade exigido para o cargo;
k) declaração de acumulação de cargo ou função pública, quando for o caso, ou sua negativa;
l) declaração de não ter sofrido, no exercício de função pública, as penalidades enumeradas no art. 137 e seu parágrafo único da Lei nº 8.112/1990;
m) folha de antecedentes da Polícia Federal e dos Estados, ou Distrito Federal, onde tenha residido até cinco anos;
n) negativa de antecedentes dos Foros das Justiças Federal e Estadual de onde residiu nos últimos cinco anos. (Texto publicado em Correio Braziliense).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.