Por Dermival Pereira
Moradores da cidade de Conceição do Tocantins, situada na região Sudeste do Estado, fizeram contato com a reportagem do CP Notícias, nesta terça-feira, 4, para reclamarem da onda de assassinatos, furtos e roubos a residências registrados na cidade nos últimos meses. Eles também cobram do Governo do Estado e das polícias Civil e Militar, providências em relação aos crimes.
Conforme informação de moradores, a cidade que era tranquila, tem vivido momentos de terror nos últimos dois anos em virtude do aumento dos crimes de furto, roubos e assassinatos. Eles dizem que somente nos últimos 40 dias, três pessoas foram assinadas no município, sendo a última, um senhor morto a pauladas e golpes de facas quando retornava da cidade para sua propriedade na zona rural.
O servidor público, Edilson Rodrigues de Jesus, de 33 anos, que teve sua residência invadida no ano passado, conta que a cidade vive momento de medo com a falta de segurança. “Quando eles entraram na minha casa, levaram um celular que eu ainda estava pagando, jóias e dinheiro. O prejuízo foi de cerca de R$ 2 mil, procuramos a polícia, mas até agora ninguém foi preso”, relata, afirmando que, “o problema é que a maioria dos criminosos que estão agindo aqui são menores e a lei protege esse tipo de gente, a polícia prende, mas a Justiça solta”, reclama o morador.
Quem também reclama dos impactos da violência no município é a administradora de empresas, Ana Genesy dos Santos. “Aqui sempre foi uma cidade tranquila, todos se conheciam, agora estamos assustados com o crescimento da violência, tive amigos que foram assaltados, pessoas estão sendo mortas e pouco está sendo feito para combater a criminalidade por aqui, então estamos pedindo socorro, que as autoridade possam agir melhorando o policiamento e investigando com rigor os casos já em andamento”, pontua a moradora.
A agente comunitária de Saúde, Lindaura Azevedo foi uma das vítimas mais recentes da violência no município. Segundo ela, no último domingo, 2, “sair de casa por volta das 19h28 e fui para a Igreja, porém, ao retornar às 21h, vi que a porta do fundo estava aberta, fiquei muito assustada e busquei auxílio na casa do vizinho, quando voltei e entrei no meu quarto vi que tudo estava revirado, minha carteira estava em cima da cama , aí liguei direto no celular de um policial que é meu amigo, eles vieram e registram o boletim”, destaca a moradora, lembrando que, “nada foi levado, pois ao que parece, ele queria apenas dinheiro”.
“Peço que tomem uma providência, pois nós a população de Conceição do Tocantins estamos muito assustados com roubos e crimes em nossa cidade que na maioria das vezes fica impune”, cobra a moradora.
Polícia Civil se posiciona
Em nota, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 104ª Delegacia de Polícia de Conceição do Tocantins, informou “ter conhecimento dos recentes episódios de homicídios no município e que tem trabalhado com celeridade para esclarecer essas ocorrências. Os inquéritos policiais dos últimos três casos elencados pelo referido Portal foram devidamente instaurados e tramitam normalmente em estágio avançado de apurações e com autoria já definida, dependo de pequenas diligências para serem concluídos”.
A Polícia Civil informa, ainda, que “realizou no município no último dia 25/01 uma operação que resultou na apreensão de uma arma de fogo e monitoramentos quanto à chegada de entorpecentes no município. Em relação à solicitação do número de furtos e roubos, informamos que a solicitação foi enviada para o setor de Estatística da SSP Tocantins”, informa a Nota.
Quanto ao questionamento da reportagem sobre número do efetivo de policiais civis em Conceição do Tocantins, a Corporação ressaltou que, por questões de estratégia e segurança, essa informação não é divulgada.
Polícia Militar
Também em nota, a PM-TO informou, via Ascom, que realiza patrulhamento ostensivo em toda cidade, além de ações de polícia comunitária e de proximidade. Que tem reforçado o policiamento no local através de operações com reforço de equipes da Força Tática para inibir ainda mais as ações delituosos no local e solicita à população que possa apoiar o trabalho policial com informações de atitudes suspeitas através do 190”. (Matéria atualizada às 19h15).
Na minha residência ja entraram mais de cinco vezes, pois moro sozinho e tenho que sair para trabalhar, ja me levaram celular, ventilador, ferro elétrico, perfumes, carnes, peixes etc.
Que triste ver uma cidade onde as casas não tinham muros, agora os moradores vivem acuados cercados por muros e grades.
No tempo que morava em Conceição era uma cidade tranquila. A onda de furtos e roubos de hoje se dá sem dúvidas por consequência do aumento de tráfico de drogas na cidade, e por outro lado a segurança pública deixa a desejar por não atuar na repressão de tais atos. Troca os policiais da cidade, coloca uns tipo “capitão Nascimento”.
Caramba!!
Sou de conceiçao porem nao moro la a 23 anos. Nunca imaginei esse lugar fosse passar por isso.
Cidade pequena, todo mundo se conhece.
Muito pacata!
Triste em saber q hj está passando por isso.
Conceição era uma cidade tranquila,o problema q as coisas acontecem e a justiça, não tomo providências para resolver os casos,meu primo morreu supostamente afogado,ou assacinado, até hj não temos resposta por parte da justiça,o outro desapareceu agora pouco tempo e ninguém da um posicionamento sobre o caso, quem sofre são as famílias sem resposta.
Quanta violência, tem que chamar outros policiais de fora , Rotam pra matar esses vagabundos ladrãozinho daí, quando começar a matar eles vão aprender, vão ter medo Conceição cidade sem leis ,por isso essa violência toda , muito triste ver uma cidade tranquila boa nessa situação .
É lamentavel saber que nossa queria cidade de Conceiçao do Tocantins , passa por terrivel situaçao. Tem q avê um basta nisso. pessoa sendo morta por moleques drogados e as autoridade ñ fazem nada a respeito ? suas residência sendo saquiadas e tudo fica por isso mesmo ? Que mundo é esse meu Deus . Queremos nossa cidade de volta onde poderiamos sair sem hora de voltar para casa pq tinhamos confiança de permanecer na rua até tarde da noite. Quero uma conceiçao sem drogas sem assassinos impunes Queremos um Delegado já. Os povo de Conceiçao grita por Socorro ajude nos …
A minha casa ja foi roubada várias vezes. Chamamos a polícia, registramos as ocorrências, mas até agora aguardamos que a justiça seja feita. Só ficamos com o prejuízo. Quero também dizer que os ladrões não são tados menores. Os piores já são maiores. E estão todos soltos roubando sempre. E se tem menores, arruma um jeito de colocá-los em uma casa de recuperação e ensinar a trabalhar. O cidadão do bem não é obrigado a trabalhar para sustentar esses bandidos no vício das drogas, não. Enquanto não descobrir e prender os maiores traficantes daqui, não tem como resolver esse problema. Queremos justiça! Pois ja estamos cansados. Precisamos sim de justiça!
Na minha residência já entraram 2 vezes, levando alimentos e ferramenta de trabalho.É lamentável a situação que vivemos por aqui.
Realmente dificil a situacao que se tornou conceiçao do tocantins. Creio que a força policial deva e tem feito a sua parte. Mas ela sem a sociedade nao pode controlar a situaçao. Acredito que esta na hora da sociedade apoiarem as forças policiais, com, por exemplo, informaçoes e apoio às acoes mais energicas que a policia possa tomar. Ou seja, cobrar das autoridades policiais – como está sendo feito agora – mas tambem apoia-los no combate ao crime.
Conceição é cidade de pessoas boas e merece uma segurança; Delegada que vinha de Natividade com polícias civis até uns meses atrás pôs ordem na cidade e até motoqueiros barulhenta e da arruaça ela deu cabo com abordagem na rua; prendeu traficantes e arrochou com bandidos; ela tava grávida e quase dando luz e na rua atuando, e o povo admirado.
Para nós que nascemos e fomos criados nesta cidade,que antes era tão tranquila,e agora vendo a mesma nesta situação,lamentamos muito!!!parabens pra quem já deu os primeiros passos à procura de justiça e melhorias,desejamos que logo vejamos os crimes solucionado a fim de que a mesma não caminhe para o caos das grandes cidades!!Juntos por uma Conceição melhor!!
Conceição era mas tranquilo mas agora mudou todo de cabeça para baixo jovens todos perdidos nas drogas as casas sendo invadidas quase todos dias a segurança que as autoridades poderia trazer pra a população ja não acontece mas cidadezinha de gente boa ta acabando na base da criminalidade .
Se estivesse um delegado cruel a cidade mudava, por que está passando da hora de dar um basta nessa situação,pessoas perdendo vidas por migalhas.
E preciso retirar de circulação esses marginais.
Concordo com tudo que tem sido dito, e acho que as autoriddes Policiais na nossa cidade precisa mudar de estratégia pra coibir esses marginais, a começar pelas abordagens nas ruas, muitos menores, pessoas sem CNH, pessoas embriagadas, conduzindo veiculos pelas ruas, se a Policia começar a dar resposta a sociedade com ações pequenas como essas, com certeza a população irá apoiar a Policia, menores em festas, em bares, comprando e ingerindo bebidas alcoolicas, menores andando emcapuzados e tocando terror na cidade ainda muito cedo da noite, se essas ações forem tomadas, as grandes ações aconteceram, mais, se nao iniciar com o basico, jamais irá chegar nos grandes traficantes, Homicidas, estupradores e outros mais…
Triste e lamentável a atual situação da minha querida cidade. Todos pede por socorro!!!
Morei ai entre 2006 e 2007, era bem tranquila a cidade. Uma pena o crescimento da violência em cidades pequenas, já que na maioria são todos conhecidos. Lamentável!!
Muito triste, lamentável.
Conceição era uma cidade boa de viver, tranquila lembro que brincava na rua até tarde da noite sem medo nenhum, hoje às pessoas andam inseguras, sai de casa sem saber se volta e sem saber se vai achar as coisas no lugar.
Tem que mudar o policiamento, a lei e reforçar na segurança.