Cidades

Conta de luz aumenta de R$ 203,59 para R$ 772,22 e causa indignação de morador de Novo Acordo

Da Redação do CP Notícias

O dono de uma chácara localizada na zona rural do município de Novo Acordo, Joeli Pereira dos Reis, fez contato com a reportagem do CP Notícias, nesta quinta-feira, 27, para reclamar do aumento, que ele considera “abusivo”, na taxa de energia elétrica. Conforme o consumidor, a tarifa saltou de R$ 203,59 em maio deste ano para R$ 772,22, em agosto, o que lhe causou espanto em virtude de o consumo ter sido praticamente o mesmo, segundo o morador.

O Site encaminhou a reportagem para a Energisa para que a empresa se posicione sobre o assunto e aguarda resposta, assim que o posicionamento chegar, a matéria será atualizada. A reportagem também foi encaminhada ao Procon do Tocantins, para que o órgão oriente o consumidor sobre quais medidas ele deve tomar para evitar novas cobranças com esse valor.

O consumidor relatou que pouco usa as instalações da propriedade e que quando não está por lá, tudo fica desligado, mas mesmo assim, a conta veio com o aumento. “Eu moro e trabalho em Palmas, só vou lá uma vez por mês, no máximo, as vezes passo até dois meses sem ir,  lá só tem eletros básicos mesmo como geladeira e TV, que só ligo nessas ocasiões, então como a energia é rural, estou sem entender de onde estão tirando esse consumo, vejo isso como algo abusivo por parte da concessionária”, relatou o consumidor.

O morador conta que essa não é a primeira vez que a Energisa cobra taxas com aumentos acima do normal na sua fatura. “Isso já aconteceu outras vezes, só que com um valor menor, fui a Justiça, e mesmo com todos os relatos e provas, meu pedido foi indeferiu, mas, a prova ta aí, tudo desligado e uma conta de mais de R$ 700,00. Queria que eles (a Energisa), viesse aqui para explicar que dia e com que eu consumir esse valor”, questiona o morador.

O que diz a Energisa

A Energisa informa que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permite que as concessionárias façam a leitura do consumo, na zona rural, a cada três meses, por conta das distâncias das unidades consumidoras e das características geográficas. Nos meses em que não é feita a leitura, a cobrança é realizada pela média.

No caso citado na reportagem, a empresa vai entrar em contato com o cliente para explicar o procedimento e esclarecer qualquer dúvida que ele ainda possa ter.

Por fim, a distribuidora incentiva a autoleitura. O próprio cliente pode realizar a leitura de energia como forma de ter maior controle sobre o seu consumo. Basta anotar os números do medidor, na data indicada na última fatura, e informar à Energisa por meio dos canais de atendimento. O contato pode ser feito pelo 0800 721 3330, pelo site www.energisa.com.br, pelo aplicativo Energisa On ou pela Gisa, no Whatsapp (63) 9 9222-6664.

Provas

O Portal cobrou do morador uma cópia das faturas dos meses em que ele relatou ter havido o aumento sem justificativas e ele as apresentou. Confira a baixo os valores de cada conta até chegar ao montante de R$ 700,00.

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