O ginásio Neblina, em Araguaína, recebe as partidas da Copa do Trabalhador de Futsal. A competição será realizada durante todo o mês de julho, sempre com jogos de segunda a quinta-feira, das 14h às 23h. A competição promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, reúne 206 equipes, que disputarão mais de 190 jogos.
A Copa do Trabalhador iniciou nesta segunda-feira, 8, e reúne R$ 48 mil em premiações, além de troféus e medalhas. O evento esportivo conta com as participações de atletas de Araguaína, Angico, Darcinópolis, Guaraí, Piraquê, Barrolândia, Santa Fé, Wanderlândia, Barra do Ouro, Araguanã, Carmolândia, Muricilândia, Aragominas, Carmolândia e Carolina (MA). “A Copa do Trabalhador é muito importante para a gente, uma competição muito bem organizada, com uma premiação boa e isso agrega times de várias cidades”, destacou o jogador de Araguaína, Rhamon Quaresma, 16 anos.
Além de incentivar a prática do futsal, a competição também fortalece a economia local. A movimentação na região é uma oportunidade para os pequenos empreendedores como Marcos André. “Eventos como esse, além de fomentar o esporte, também desenvolve a economia, onde podemos vender os lanches. Assim movimenta o meu comércio e os dos colegas também”, disse o comerciante, que já havia aproveitado a oportunidade para aumentar o faturamento na Copa Terrão Society Araguaína, também realizada pela Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude.
A Copa do Trabalhador de Futsal tem a parceria da Federação Tocantinense de Futebol de Salão (FTFS). A competição reúne atletas no masculino sub-9, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-20, aberto, master 35 +, master 40 +, master 45 + e master 50 + e no feminino sub-15, sub-20, aberto e master 25 +. Todos os jogos são transmitidos pelo Youtube Seju Tocantins.
A competição fortalece as categorias adultas e as equipes de base. “Estou aproveitando as férias para participar da Copa do Trabalhador, uma competição que pode influenciar muitas coisas boas para os jovens e o desenvolvimento dos futuros atletas”, disse Wanderson Melo, 13 anos, jogador da Escolinha Nilton Santos, de Araguaína.
Texto: Taianne Moreira / Governo do Tocantins