O curso de Tecnologia em Gestão Pública do Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica (TO Graduado), do Governo do Estado e executado pela da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), foi avaliado com nota máxima de conceito 5, pelo Ministério da Educação (MEC). A nota foi recebida com muita felicidade pela comunidade acadêmica; a avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.
De acordo com o coordenador do curso, José Fernando Bezerra Miranda, a nota máxima do MEC foi conquistada com a unificação de todo Colegiado e em especial do Núcleo Docente Estruturante (NDE), que trabalharam de forma constante para ter excelência no ensino, pesquisa e extensão. “Agradecemos muito a Reitoria por ter essa visão e também toda equipe que está com a curricularização da extensão nos 15 polos de educação à distância do TO Graduado. São mais de 1.293 alunos que estão matriculados no curso e desses cerca de 550 acadêmicos vão colocar grau em 2025.1. A sensação de receber nota 5 do MEC é demonstrar que todo nosso esforço, empenho e dedicação como Universidade, colegiado e NDE fez a diferença para alcançarmos esse selo e levar para a Unitins. Em nome de toda a equipe que faz parte deste corpo, nós agradecemos e afirmamos que valeu a pena cada trabalho realizado em conjunto. Lembrando que o TO Graduado representa para a Unitins crescimento e ao mesmo tempo pode chegar em lugares onde o ensino superior jamais chegaria. A nossa educação à distância está mudando a vida das pessoas e nós não somos um puxadinho da universidade, pois temos o mesmo suporte de um aluno que estuda de forma presencial”.
A diretora de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional (DDPI), Arlenes Delabary Spada menciona que o curso de Tecnólogo em Gestão Pública do Programa TO Graduado recebeu nota máxima no processo de reconhecimento do curso, a mesma alcançada pelo recredenciamento EAD da Unitins. “Esse reconhecimento reflete um modelo pedagógico robusto, cuidadosamente projetado para atender aos mais altos padrões de qualidade e alinhado às necessidades do setor público. Além do projeto pedagógico de excelência, o curso é conduzido com seriedade pelos gestores, que trabalham continuamente para assegurar uma formação completa e atualizada. A dedicação e o engajamento demonstrados por docentes, tutores, técnicos e discentes também foram destacados como elementos essenciais para o sucesso da avaliação. Durante o processo de reconhecimento, foram analisadas três dimensões do curso: dimensão didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e dimensão três voltada para a infraestrutura que evidenciou a qualidade dos recursos disponibilizados. Esse reconhecimento fortalece ainda mais o compromisso do curso com a qualidade educacional e reafirma sua importância como instrumento de formação de profissionais qualificados para a gestão pública”, explicou a diretora do DDPI, Arlenes Delabary Spada.
“Receber a nota máxima no MEC é uma grande honra e reconhecimento do nosso compromisso com a excelência no ensino. Essa conquista só foi possível graças ao trabalho em equipe, à colaboração entre professores, acadêmicos e coordenação. Agradecemos a todos que fazem parte dessa jornada”, comemorou a diretora de Educação Tecnológica, Neila Oliveira. A pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Santos Czapski, também afirmou o empenho exemplar de todos os servidores. “Alcançar nota 5 é a constatação do excelente desenho metodológico que foi planejado para o Projeto TO Graduado e espelha o empenho de toda a Reitoria, Prograd, coordenação, professores, tutores para a excelência na formação de nível superior, qualitativa que a Unitins realiza”.
“A nota máxima na avaliação do MEC para o reconhecimento do curso de Tecnologia em Gestão Pública é um marco de extrema importância para nossa universidade e toda comunidade acadêmica que, de forma incansável, tem se dedicado a construir uma educação de excelência, inclusiva e acessível, por meio do Projeto TO Graduado. Esse resultado é fruto do empenho coletivo de professores, alunos, coordenadores e colaboradores, que, com esforço e compromisso, trabalham diariamente para oferecer uma formação de qualidade, alinhada às necessidades e desafios da educação atual. Além de fortalecer a credibilidade do curso, esse reconhecimento beneficia diretamente o nosso Estado, ampliando o acesso ao ensino superior e criando novas oportunidades para o desenvolvimento social e econômico da região”, comentou a vice-reitora da Unitins, Darlene Teixeira Castro.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, ressalta a importância desta nota para a Universidade. “Essa nota máxima no reconhecimento do curso de Tecnologia em Gestão Pública valida o projeto de interiorização que a Unitins se propôs a fazer por meio do TO Graduado, tão apoiado pelo governador Wanderlei Barbosa, e que agora já dá frutos. Importante agradecer a toda a equipe envolvida diariamente com as rotinas do curso e no processo de reconhecimento do curso pelo MEC, processo este que tem uma série de exigências e que cumprimos com excelência”, concluiu o reitor.
Esta é a primeira nota máxima (5) em processo de reconhecimento do curso de graduação da Unitins.
Texto: Cyarla Barbosa/Governo do Tocantins