O deputado federal e ex-secretário especial de Cultura Mario Frias (PL-SP) foi filmado xingando e tomando o celular do jornalista Guga Noblat em audiência da Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados, na quinta-feira, 11. As informações são do Portal Terra.
“Sabia que tu era o anãozinho”, diz Frias a Noblat enquanto é filmado e, em seguida, pega o celular do jornalista.
Guga Noblat compartilhou o vídeo no Twitter e escreveu: “O clima tá ficando gostoso aqui dentro da Comissão de Comunicação. Deputado Mário Frias acaba de me agredir. Primeiro me chamou de ‘anão’, aí quando fui grava-lo me ofendendo, ele arrancou meu celular da minha mão. Fica frio, Mário.”
Em outro vídeo publicado por Noblat, ele questiona o deputado sobre o que foi dito: “Deputado, o senhor me chamou de anão e tomou meu celular? Me chamou de anão de graça, sendo que eu nem tinha falado com ele. Fica nervosinho, olha o Frias. Fica mais frio!”, disse sem ter resposta do deputado.
Nas redes sociais, o jornalista escreveu confirmando o que foi dito no vídeo. “Eu sequer tinha me dirigido ao Mário Frias. Ele veio para cima de mim com ofensas porque no ano passado eu o entrevistei no Morning Show [programa da Jovem Pan] e abordei questões sobre suspeitas de corrupção contra ele, como não soube responder, está no ódio até hoje pelo visto.”
Em um vídeo gravado por uma terceira pessoa, é possível ver o momento em que Frias xinga Noblat e toma o celular dele. “Ainda bem que o Mário Frias é um péssimo ator e ninguém acredita nele. Mais um vídeo do Frias tomando meu celular depois de me ofender de graça, sem que eu tivesse me dirigido a ele”, escreveu Noblat no Twitter. Mario Frias ainda não se pronunciou sobre o episódio.
A confusão aconteceu durante a audiência que definiu a criação de uma Subcomissão Especial sobre o Combate à Censura, que será composta pela oposição ao governo Lula na Câmara.
O grupo é formado por Mario Frias, Gustavo Gayer (PL-GO), Filipe Barros (PL-PR), Julia Zanatta (PL-SC) e Nikolas Ferreira (PL-MG), que será relator.