As Dunas, um dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), receberam 677 visitantes entre a sexta-feira, 21, feriado de Tiradentes, e esse domingo, 23. Em relação ao feriado da semana santa, o número de visitantes dobrou.
“Por conta da diminuição das chuvas, a expectativa era de aumento da demanda, e, por isso, uma equipe formada por servidores do PEJ e da sede intensificou as atividades de controle da capacidade de carga e monitoramento do atrativo, para recepção e orientação aos visitantes sobre os procedimentos que devem ser adotados dentro da UC [Unidade de Conservação]”, pontuou o gerente Rodrigo Sávio, que coordenou a ação e destacou a importância do trabalho de fiscalização e monitoramento realizado pela equipe de servidores que garante maior segurança na visitação e na proteção à biodiversidade.
As visitas ao atrativo precisam contar com a presença de um guia/condutor ambiental devidamente autorizado pelo Naturatins. O visitante não pode fazer uso de fogueiras, bebidas alcoólicas, cigarros e alimentação. Não deve utilizar aparelhos musicais e sonoros, nas Dunas e no estacionamento; não deve entrar com animais domésticos (exceção para cães-guia); e não realizar qualquer tipo de coleta: fauna, flora, rochas ou outros recursos.
Conforme Portaria n° 20/2020, o horário de acesso da portaria das Dunas é das 7 às 11 horas e das 14 às 17 horas. A permanência é permitida até as 12 horas, no período da manhã, e até o pôr do sol, no período da tarde. (Fonte: Secom do Tocantins).