Com objetivo de reconhecer municípios com práticas sustentáveis, no período de temporada de praia 2024, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Turismo (Setur) divulgou nesta sexta-feira, 21, no Diário Oficial do Estado nº 6595, edital que traz os critérios referentes ao selo Praia Responsável, uma iniciativa que visa certificar os municípios que adotarem práticas sustentáveis durante o período da temporada.
Pelo edital, serão habilitadas as praias que atenderem as exigências, a exemplo de instalação de lixeiras, sinalização orientativa, píer, estacionamento, banheiros e banheiros com acessibilidade para pessoas com deficiência, estação de coleta seletiva, realização de ação ambiental (coleta de óleo), saneamento das barracas comerciais e análise microbiologia da água.
A segurança também será um item importante para o banhista que, segundo o chamamento, os municípios devem cumprir os critérios como licenciamento das embarcações e de condutores, sinalização das as áreas para embarcações, posto de primeiros socorros, guarda vida civil, extintores, ordenamento e controle de fluxo.
“A iniciativa visa incentivar os municípios a investirem em ações voltadas à segurança dos turista e as práticas sustentáveis, além impulsionar a economia local, gerando receita e empregos durante a temporada de praia”, destacou Hercy Filho, secretário da Setur.
A inscrição para esta etapa deve ser feita, exclusivamente, através do link: https://forms.gle/UkJA5ubWdw8NjK4J7.Todo o processo de seleção ficará disponível no site institucional da Setur: www.to.gov.br/setur.
Mais esclarecimentos poderão ser solicitados via e-mail: produtos.turismo@gmail.com e telefone (63) 99954-6748.
Cronograma
Lançamento do Edital – 21/06
Período de inscrição dos interessados em concorrer ao Selo – 21/06 a 05/07
Homologação das inscrições – 06/07
Divulgação preliminar dos municípios habilitados para a fase final 06/07
Período para apresentação de recurso – 06/07 a 08/07
Resultado final dos municípios habilitados para concorrer ao Selo -09/07
Período de fiscalização -10/07 a 04/08
Texto: Wladimir Machado/Governo do Tocantins