Nesta sexta-feira, 9, entregadores do iFood de todas as macrorregiões do País paralisaram as atividade. Mobilizações acontecem no Tocantins, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Pará, entre outros estados.
A lista de reivindicações é extensa. Entre os 19 itens, está o fim do score. O sistema implantado pelo iFood desde o fim do ano passado vem se expandindo por todo o país e dá notas de 1 a 3 aos trabalhadores. Quanto menor a pontuação, menos pedidos a pessoa recebe e, consequentemente, mais baixa sua remuneração.
Além disto, os grevistas querem, entre outras demandas, que a taxa mínima paga por corrida seja de R$10 e o aumento do valor pago por km, que a distância das entregas de bike sejam de no máximo 3km, que haja um peso limite para as entregas de mercado e que terminam as entregas duplas ou triplas numa mesma corrida.
Espalhou
Insatisfeitos com as condições de trabalho, entregadores fizeram uma paralisação no último 21 de abril, travando as coletas do shopping na cidade de Jaraguá do Sul (SC). Inspirados, entregadores de Floripanópolis entraram em contato, resolveram organizar algo para 9 de junho e, por meio de grupos de Whatsapp, a coisa foi crescendo e tomou proporção nacional e chegou ao Tocantins.