Por Dermival Pereira
Na sessão ordinária desta quinta-feira, 6, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Palmas cumpriu a determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/TO) e declarou a perda do mandato do vereador Hélio Santana (Avante). Na sequência, o presidente Marilon Barbosa (PSB) transformou a sessão em Solene e convocou o suplente Erivelton Santos (PV) para proferir o juramento e tomar posse.
Em seu discurso, o novo parlamentar lembrou-se da história de luta de sua família, destacando as bandeiras que irá defender no seu mandato. “Venho agradecer aos amigos, que sempre estiveram comigo nessa luta e, com muito orgulho e gratidão, tomo posse como vereador dessa capital. Prometo que vou honrar cada voto que foi dedicado a mim nas urnas. A minha principal bandeira será a moradia, mas também irei defender o cidadão no seu direito por transporte e melhoria no acesso a renda”, prometeu o pevista.
Na ocasião, o presidente Marilon Barbosa (PSB), e os vereadores Diogo Fernandes (PSD), Milton Neris (Progressistas), Laudecy Coimbra (SD), Claudemir Portugal (PRP) e Rogerio Santos (Republicanos) discursaram desejando boas vindas ao novo colega de parlamento. O vereador irá cumprir o mandato até o final da Legislatura que se encerra no final de 2020.
Entenda
A troca ocorreu porque o pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) cassou, na última sexta-feira, 31, por 7 x 0 votos, o mandato de Hélio, por infidelidade partidária. Ele foi eleito suplemente pelo PV, e, assumiu o cargo no lugar de Leo Barbosa que se elegeu deputado nas últimas eleições. No entanto, ele havia trocado a sigla pelo Avante para concorrer ao cargo de deputado estadual, sem sucesso, nas últimas eleições, o que também originou a ação pela perda do mandato antes mesmo dele assumir a vaga no legislativo municipal.
A ação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral e pelo suplente Erivelton, com representação própria. O processo foi relatado pelo desembargador Marco Anthony Villas Boas, que se manifestou pela cassação do parlamentar.