
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira, 28, a estimativa populacional. A população brasileira chega a 213,4 milhões, que representa crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior. Palmas, que é a capital mais jovem do Brasil, registrou a terceira maior taxa de crescimento entre as capitais brasileiras, com uma população estimada em 328.499, um crescimento de 1,51%; ficando atrás, respectivamente, de Boa Vista (RR), com taxa de 3,26%, e Florianópolis (SC), com taxa de 1,93%.
Os dados da pesquisa são utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são fundamentais para indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos entre o Censo Demográfico. A pesquisa também considera alterações de limites territoriais que ocorreram após o Censo 2022. Os dados têm como data de referência o dia 1º de julho de 2025.
De acordo com o gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Marcio Minamiguchi, a tendência de crescimento da população é cada vez menor. “Os resultados mostram uma desaceleração, o que já era indicado pelo Censo 2022 e pelas Projeções da População, ambas pesquisas realizadas pelo IBGE”, avalia.