Cidades

Ex-aluno da Orquestra Jovem da GMP é aceito em conservatório de música na França

Programa atende atualmente cerca de 211 integrantes, entre crianças, adolescentes e jovens – Foto: Lia Mara/Prefeitura de Palmas

Com mais de 20 anos de atividade em apoio à inicialização musical e a formação cidadã, o Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) vem sendo referência e impactando positivamente a vida de inúmeros jovens palmenses, que se destacam em diferentes atividades profissionais. O ex-aluno do programa Nicolas Botelho foi aceito no Conservatório de Música de Bordeaux (França).

O programa atende atualmente cerca de 211 integrantes, entre crianças, adolescentes e jovens que compõem a Escola de Iniciação Musical, Prática com Instrumentos, Coral e Orquestra Jovem.

“Desde que entrei na Orquestra, aos 12 anos, minha jornada foi marcada por uma experiência enriquecedora. Como musicista, descobri a capacidade única de nos comunicarmos por meio da música, além disso, a orquestra frequentemente se transformava em um refúgio nos dias de exaustão mental. Lá, além da teoria e prática musical, aprendi lições valiosas.  Agora, aos 18 anos, minha jornada com a orquestra chega ao fim, mas as memórias e os ensinamentos da nossa unida família azul marinho permanecerão comigo’’, o depoimento é da aluna Ana Clara Santos Cordeiro, que passou recentemente no concorrido curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins. 

Ao todo, já passaram pela iniciativa mais de três mil jovens. As atividades de ensino, que acontecem durante a semana, vão além da música, a metodologia aplicada trabalha com disciplina e o bem-estar dos alunos. A convivência diária em grupo reforça a consciência cidadã, e os alunos fortalecem o conhecimento crítico para não optarem por caminhos errôneos. 

A aluna palmense Laís Santos Neri falou que entrou no projeto aos oitos anos de idade, e sempre se identificou com música. “Para mim, ele permitiu aprender mais sobre teoria e prática de música e explorar as potencialidades de meu talento enquanto corista, além de ser um trabalho que visa beneficiar alunos preparando-os para, quem sabe, uma carreira na música’’, apostou. 

“É muito gratificante recebermos esse reconhecimento, pois todo trabalho é feito para eles. Recentemente, a mãe de um aluno que passou pelo projeto e hoje estão morando na França, entrou em contato para compartilhar a notícia que o nosso ex-aluno foi aceito no Conservatório de Música de Bordeaux, um curso de música bastante concorrido por lá’’, destacou o maestro e coordenador do programa Renison Oliveira, ressaltando que o trabalho só é possível pelo comprometimento da gestão municipal, que apoia com incentivo educacional e financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.