A doença renal crônica não tem cura e o mal funcionamento dos rins, impedindo-os de filtrar resíduos e excesso de líquidos do sangue, exige a terapia substitutiva para garantir a sobrevivência do paciente. Para conscientizar as pessoas sobre essa realidade, a Fundação Pró-Rim, que atua no Tocantins desde 2005, realiza nesta semana uma ação de conscientização e prevenção sobre doenças renais na Assembleia Legislativa, em Palmas.
O médico nefrologista e responsável técnico da unidade de Palmas (TO), dr. Antônio Amadeu Gianasi, acompanha as ações, que ocorrem no hall de entrada da Casa de Leis, das 9h às 17h, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações com a equipe de enfermagem, médica e nutricionista. Com um estande montado, a Fundação Pró-Rim alerta que uma a cada dez pessoas no mundo possuem algum tipo de doença renal e a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que poderá ser a quinta maior causa de mortes até 2040.
A Fundação Pró-Rim, criada em 1987 em Santa Catarina, tem como missão salvar vidas através de ações de prevenção, incentivo ao diagnóstico e tratamento da doença renal crônica. É uma entidade de administração privada e filantrópica, sem fins lucrativos. No Tocantins desde 2005, a Pró-Rim atende cerca de 440 pacientes nas suas clínicas em Palmas e Gurupi, com tratamento de hemodiálise, oferecendo um atendimento multiprofissional – médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e assistente social -, totalmente gratuito pelo SUS. Mais de 80 municípios são assistidos pela entidade no tratamento da doença renal crônica terminal.
SERVIÇO
Ação de prevenção em saúde renal
Data: 6 e 7 de agosto (terça e quarta-feira)
Horário: das 9 às 17 horas
Local: Assembleia Legislativa do Tocantins, em Palmas
Texto: Assessoria Pró-Rim