A gestão do Município Tocantínia é acusada de não pagar direitos de servidores efetivos enquanto mantém pagamento de altos salários a comissionados e servidores fantasmas.
A Associação dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Tocantins (ASPMET) denunciará a gestão do município de Tocantínia por descaso em relação aos direitos dos servidores públicos efetivos. De acordo com a ASPMET, a gestão municipal alegou falta de recursos financeiros para corrigir o salário dos servidores e cumprir o Plano de Carreira e Remunerações dos Servidores (PCCR).
No entanto, a ASPMET afirma que a falta de pagamento não se deve à indisponibilidade financeira, mas sim, a falta de respeito por parte da gestão. A associação também aponta um alto número de contratos e comissionados, inclusive com ganhos salariais bem acima dos servidores efetivos, o que para a Associação é uma clara evidência que desmente a alegação de falta de recursos.
Diante dessa situação, a ASPMET afirmou que irá adotar todas as medidas cabíveis, seja judicial ou administrativa, para garantir que os direitos dos servidores efetivos do município de Tocantínia sejam respeitados. Além disso, a associação pretende fazer denúncias no Ministério Público e no Tribunal de Contas devido ao descaso que está acontecendo no município.