
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, vistoriou nesta terça-feira, 26, as obras de duplicação da Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos, que liga Palmas a Luzimangues, distrito de Porto Nacional. A inspeção ocorreu após determinação de acelerar os reparos no aterro e na via superior da ponte, garantindo a segurança da estrutura e preparando-a para o novo projeto de ampliação. A visita foi acompanhada pelo presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Márcio Pinheiro, e por equipes técnicas.
“Estamos acompanhando a recomposição do aterro, que já está em andamento, para garantir segurança e agilidade nos trabalhos de duplicação. Nossa meta é entregar a ponte com passarelas até julho do próximo ano. A estrutura contará com quatro pistas para melhorar o tráfego, duas passarelas para pedestres e ciclistas, além da recuperação completa do asfalto em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) e da instalação de uma academia ao ar livre. É uma obra de grande importância para o Tocantins, por isso faço questão de acompanhar de perto cada etapa”, destacou o governador.
O presidente da Ageto, Márcio Pinheiro, reforçou que o contrato tem prazo de 20 meses, mas os trabalhos estão sendo acelerados. “Estamos realizando a recomposição do aterro e os reparos necessários em paralelo com a empresa executora, para concluir a obra antes do prazo”, explicou.
O projeto técnico de ampliação das vias foi elaborado pelo Consórcio Ponte Siqueira Campos – formado pelas empresas EHL Ltda. e RMG Engenharia – e está em fase de análise para aprovação. A proposta prevê a readequação das faixas de rolamento, acostamentos e ciclovias, além da nova sinalização.
Segundo Ulisses Soares, gerente de contratos da RMG Engenharia, o modelo foi inspirado na Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, que liga Vitória a Vila Velha, no Espírito Santo. “A ponte passará a ter quatro pistas de tráfego rápido, duas em cada sentido. A ciclopassarela e o passeio atuais serão substituídos por novas estruturas. Os serviços ocorrerão, em grande parte, no período noturno, para minimizar impactos no trânsito”, detalhou.
Investimentos
O projeto de duplicação da ponte e da TO-080, entre Luzimangues e Paraíso, soma R$ 250 milhões em investimentos, por meio de contrato de repasse com o Banco de Brasília (BRB). Desse total, R$ 97 milhões são destinados especificamente à obra da ponte.