
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad), esclareceu nesta segunda-feira, 16, informações sobre o pagamento dos servidores públicos estaduais e pensionistas, que a partir deste mês será realizado pelo Banco de Brasília (BRB).
O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica, garantiu que todos os salários serão pagos normalmente e destacou que o BRB está ampliando sua rede de atendimento no Tocantins, com a abertura de agências e pontos de apoio em diversas regiões.
Segundo o secretário, todos os servidores e pensionistas já possuem conta no BRB — seja aberta voluntariamente pelo aplicativo ou criada automaticamente pelo Governo. É necessário informar os dados bancários ao Setorial de Recursos Humanos (RH) do órgão de lotação, para fins de conferência. A atualização no sistema de pagamento será feita de forma centralizada.
Paulo César também ressaltou que o relacionamento com o banco é um direito do consumidor. “O servidor pode manter ou não o recebimento pelo BRB, por meio da portabilidade bancária, mas a conta no banco precisa ser mantida ativa. Todos os direitos do consumidor estão sendo respeitados”, afirmou.
Abertura e uso da conta
A conta pode ser aberta gratuitamente, de forma on-line, pelo aplicativo do BRB, disponível nas lojas Apple Store e Play Store. Também é possível buscar apoio presencial nas agências. Após a abertura, o servidor deve enviar os dados da conta ao RH.
Os cartões físicos serão enviados para o endereço informado no cadastro, com entrega em até 10 dias úteis. O BRB conta com empresa terceirizada para auxiliar nesse processo. Quem não receber, pode entrar em contato com os canais oficiais do banco. Enquanto isso, o cartão virtual estará disponível no aplicativo em até 24 horas após a abertura da conta.
Atendimento presencial e saque
Servidores e pensionistas de Araguaína, Gurupi e Porto Nacional podem procurar os postos do PronTO para atendimento presencial até 30 de junho, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Outras 26 cidades contarão com pontos temporários enquanto o BRB instala unidades fixas.
Inicialmente, os saques poderão ser feitos nos caixas do BRB em Palmas. A partir do segundo semestre, Porto Nacional, Araguaína e Gurupi também contarão com agências com caixas eletrônicos 24 horas. O banco ainda prevê pontos de saque em supermercados e farmácias em outras cidades.
Conta integrada e portabilidade
A conta do BRB já integra modalidades corrente, salário e poupança, e permite a desativação de funções não desejadas. O servidor também poderá solicitar a portabilidade para outro banco após a abertura da conta.
Canais de atendimento
O contato com o BRB pode ser feito pelo chat no aplicativo ou pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), disponível 24h, pelos números:
📞 0800 648 6161
📞 0800 648 6162 (atendimento exclusivo para pessoas com deficiência)