Colunas

Governo suspende visitas às unidades dos sistemas Penal e Socioeducativo

Foto: Governo do Tocantins

Da Redação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), suspende por 30 dias as visitas nas 33 unidades penais e nas oito unidades socioeducativas do Estado. As medidas visam evitar a transmissão da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, e preservar a saúde das pessoas privadas de liberdade, adolescentes em cumprimento de medidas, familiares e servidores das unidades.

Ainda como parte da medida de atenção devido à pandemia, além das visitas, também seguem suspensos os atendimentos presenciais de advogados e defensores públicos, entregas particulares de alimentos, atividades escolares e de assistência religiosa e de organizações da sociedade civil, bem como as transferências estaduais e interestaduais dos custodiados e dos socioeducandos.

Visitas e atendimentos jurídicos on-line

Durante o período de suspensão das visitas, visando garantir os direitos das pessoas privadas de liberdade e dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, ficam autorizados os atendimentos virtuais jurídicos mediante prévio agendamento nas unidades penais e socioeducativas.

Para os custodiados do Sistema Penal, o contato com os familiares segue por meio do projeto Televisita, que consiste em promover o encontro do preso com a família por meio de ligações telefônicas e, posteriormente, videochamadas. No Sistema Socioeducativo, a ação ocorre de forma similar com os adolescentes tendo contato com seus familiares por videochamadas, com o objetivo de amenizar os impactos emocionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.