Coordenadora do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Gurupi, a defensora pública Chárlita Teixeira da Fonseca Guimarães prestigiou o lançamento da campanha de combate ao assédio a mulheres no trânsito, iniciativa organizada pela Secretaria da Mulher e Cidadania do Município, que fica a 230 km de Palmas. A atividade foi realizada nesta quinta-feira, 27, no auditório da Universidade de Gurupi (Unirg).
Para a defensora pública Chárlita Teixeira, é sempre muito importante se realizar campanhas como esta para que haja a constante promoção da educação em direitos.
“É fundamental que as instituições e autoridades integrantes da rede de proteção à mulher se envolvam, de maneira mais frequente, com a difusão de informações sobre os direitos das mulheres, como é proposto aqui, no caso com enfoque nos tipos de preconceito que elas sofrem no trânsito. Neste contexto em específico, eu digo mais: nós também devemos pensar na criação de leis específicas, políticas públicas efetivas em favor das mulheres”, enfatizou a Coordenadora do Nuamac Gurupi.
A convite da anfitriã do evento, a secretária municipal da Mulher e Cidadania, Cristina Donato Leandro, conduziram as apresentações iniciais sobre o tema os examinadores de trânsito do Detran Adriana Damas e Romildo Santos, sendo este último o responsável por ministrar a palestra que compôs a abertura oficial da campanha.
Texto: Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO