Entrar na conta

Cidades

Idosa com câncer em estado avançado, internada em UPA de Palmas, aguarda por vaga no HGP desde sábado; família diz que falta remédio e até comida para acompanhante

A idosa Maria Soares da Silva, de 72 anos, moradora de Araguaína, região Norte do Estado, diagnosticada com um câncer no útero que já se espalhou pela bexiga está internada na Unidade de Pronto Atendimento Sul (UPA), de Palmas, desde o último sábado, 01, quando deu entrada na Unidade e foi regulada para aguardar uma vaga no Hospital Geral de Palmas (HGP).

Com sangramento intenso, dona Maria Soares tem enfrentado dificuldades no que diz respeito a um tratamento digno e a assistência que todo cidadão, em especial uma idosa com tais complicações merece. Segundo relatos da família, as dificuldades são muitas, e vão da falta de medicamentos para aliviar as dores, higiene e a falta de comida para a acompanhante.

‘A impressão que temos é que por se tratar de uma idosa e em situação grave, ela não é prioridade para essa transferência, pois até os remédios, só dão quando cobramos, ela está com sangramento intenso e chega a exalar mau cheiro por falta de um tratamento adequado. Até comida falta para a acompanhante, muito desumano o que está acontecendo, porque na verdade, pela gravidade em que ela se encontra, nem era para ela está internada aqui, tinha que ter ido direto para o HGP’, destacou uma familiar de dona Maria Soares da Silva.

A familiar que aqui terá seu nome preservado disse que tem buscado todos os meios para garantir que a mãe tenha um tratamento digno. ‘Temos cobrado diariamente, hoje à tarde fomos na Defensoria Pública em busca de um tratamento digno para ela. Agora estou pedindo ajudar da imprensa também, nossa esperança é que façam algo e que ela seja transferida o mais rápido possível, pois na UPA não há condições dela continuar, disse a familiar da idosa.  

O que diz o Governo do Tocantins

Em nota envida via Secom, o Governo do Tocantins disse que, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), por meio da Central Estadual de Regulação, já trabalha para a transferência da paciente, para a unidade hospitalar de referência, porém, não informou quando isso deve acontecer.

Ainda segundo a nota do Governo, a SES-TO destaca que a mesma esteve no Hospital Geral de Palmas, dia 1° de abril, quando teve alta hospitalar, por melhora clínica, sem diagnóstico para Oncologia.

Prefeitura

A reportagem fez contato também com a secretária de Comunicação da Prefeitura de Palmas e aguarda resposta. Assim que um posicionamento for dado, a matéria será atualizada com a resposta. (Texto atualizada às 19h52 com a resposta do Governo do Tocantins).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.