Faltam poucos dias para o 7º Fórum de Saúde Mental promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) da Prefeitura de Palmas. O evento gratuito acontecerá na Faculdade Ulbra entre 13 e 15 de maio e é direcionado para profissionais da rede de Saúde de Palmas, incluindo trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores, pessoas envolvidas com a assistência à saúde mental, estudantes e o público em geral. As inscrições podem ser feitas aqui até a próxima segunda-feira, 12.
Com o tema ‘Os Impactos da Lógica Manicomial nos Trabalhadores do SUS’, a programação contará com mesas-redondas e painéis (aberto ao público) e oficinas (somente para profissionais da rede municipal) para promover reflexões críticas, discussões e análises das práticas institucionais históricas que ainda influenciam as condições de trabalho, a saúde emocional e a atuação profissional no contexto atual da saúde pública.
O evento também proporcionará debates de estratégias para superar os resquícios da cultura manicomial, fortalecendo os avanços da Reforma Psiquiátrica e os princípios da atenção psicossocial no SUS, com foco na construção de ambientes de trabalho mais humanizados e na prevenção de adoecimento laboral.
Confira a programação abaixo
Dia – 13 de maio
17 horas – Credenciamento no Auditório Central
19 horas – Apresentação do Coral da Guarda Metropolitana de Palmas
19h30 – Composição da mesa de autoridades
20h30 às 21h30 – Mesa-redonda com tema ‘Os impactos da lógica manicomial nos trabalhadores do SUS’
21h40 – Encerramento
Dia – 14 de maio
13h30 – Direcionamento para as oficinas
14 às 17 horas – Realização das oficinas
Sala 1 – Oficina: Impacto do Trabalho na Saúde da Trabalhadora
Sala 2 – Oficina: NR-1 e a Interface com as Políticas do Trabalhador do SUS
Sala 3 – Oficina: Rede de Atenção Psicossocial e seu papel no contexto contra a lógica manicomial
Sala 4 – Oficina: Prevenção e Promoção da Saúde Mental do Trabalhador
17 horas – Mesa-redonda no Auditório Central com tema ‘Função social do trabalho e a auto percepção do trabalhador do SUS’
Dia – 15 de maio
14 horas – Painel no Auditório Central com tema ‘A desinstitucionalização de pacientes de saúde mental no Poder Judiciário e a atuação do profissional da Raps’
16 horas – Mesa-redonda no Auditório Central com tema ‘Panorama das Políticas de Saúde Mental’
18 horas – Apresentação das propostas e encaminhamentos e compartilhamento da Portaria do Programa de EP em SM e Plano Municipal em Saúde Mental (Auditório Central)
Texto: Gabriela Letrari/Prefeitura de Palmas