Uma publicação do G1, com data dessa quinta-feira, 27, mostra a denúncia de um profissional que trabalha no Hospital Geral de Palmas (HGP) que afirma ter encontrado larvas de mosca em um pedaço de frango na comida servida dentro da unidade hospitalar. O caso foi denunciado nas redes sociais pelo sindicato que representa a categoria.
O HGP acumula denúncias e reclamações de usuários que vão da superlotação, atraso de cirurgias, falta de leitos e macas, pacientes nos corredores até problemas na alimentação e falta de medicamentos e insumos. O Governo e a Secretaria de Estado da Saúde sempre negam os fatos.
Conforme a publicação, as larvas foram encontradas na última terça-feira, 25, durante o horário do jantar dos trabalhadores. João Batista Alves das Neves, presidente do Sindicato dos profissionais da Enfermagem do Tocantins (Seet), disse que essa é a segunda vez que a situação é registrada no ano.
Na primeira vez tinha sido encontrada uma lesma na salada. Nas imagens repassadas pelo presidente é possível ver tanto as larvas como o molusco.
“Notificamos o fiscal de contrato com a secretaria pedindo reunião com a empresa e com o Estado para tomar as medidas cabíveis. Estamos aguardando a marcação desta reunião”, disse João Batista.
O que diz o Governo
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou, em nota, que já notificou a empresa que fornece a alimentação no Hospital Geral de Palmas (HGP) e abriu processo de investigação, para apurar a veracidade das fotos e relatos, e tomará as providências legais cabíveis.
A empresa responsável pela alimentação no HGP é a FBK Alimentação, que também atende outras unidades da rede estadual. Os responsáveis pela empresa não foram localizados para se posicionar sobre o assunto. O espaço segue aberto caso queiram se manifestar.