Entrar na conta

Cidades

Líder do MST é morto a tiros por grupo encapuzado enquanto dormia no TO

O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), Raimundo Nonato Silva Oliveira, foi assassinado a tiros enquanto dormia com a namorada, em uma casa no bairro Vila Cidinha, na cidade de Araguatins, localizada no Bico do Papagaio, na madrugada desta terça-feira,13.

Oliveira era natural de Barra do Corda (MA) e muito conhecido no norte do Tocantins por ser uma liderança ativa do MST. Segundo a Pastoral da Terra, Raimundo, inclusive, já tinha sofrido um atentado anos atrás devido a conflitos agrários. Políticos e partidos lamentaram a morte do líder sindical.

A namorada da vítima disse a Polícia Militar que os dois estavam na cama, quando por volta de 1h da madrugada, três homens arrebentaram a porta da frente da casa, entraram no quarto e fizeram vários disparos de arma de fogo. Ela ainda afirmou aos policiais que grupo estava encapuzado.

A Polícia Militar informou a imprensa que fez buscas à procura dos suspeitos, mas ninguém foi encontrado até o momento. Já a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP), disse em nota, que a equipe da 11ª Delegacia de Polícia de Araguatins já está investigando o caso e se encontra na fase de levantamento das informações. Mais informações serão passadas em momento oportuno, informou.

MST lamenta

Em nota, o MST lamentou a morte do trabalhador. “Cacheado foi um militante valoroso, contribuindo em toda sua vida para a organização das famílias Sem Terra. Sua luta será lembrada e sua história alimentará a luta do MST por Reforma Agrária”.

A liderança nacional do movimento também exigiu justiça para que os responsáveis sejam identificados, detidos e julgados, evitando mais assassinatos no campo.” Lutar não é crime! Basta de violência no campo”, enfatizou.

PSOL Tocantins

O Partido Socialismo e Liberdade do Tocantins – PSOL-TO, manifesta solidariedade aos familiares, amigos e companheiros e lamenta profundamente a morte de Raimundo Nonato Oliveira, 46 anos. Conhecido como Cacheado, era militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), presidente do Diretório Municipal do PSOL Araguatins, e foi brutalmente assassinado na madrugada desta terça-feira, 13 de dezembro, executado dentro de sua residência por homens encapuzados na cidade de Araguatins (TO), na região Bico do Papagaio.

Raimundo Nonato, um homem negro, dedicou sua vida à luta pela terra e contra o latifúndio, contra o racismo. Em razão de suas lutas, diversas vezes foi ameaçado de morte e, em momentos de acirramento de conflitos por terras, teve que sair da região do Bico do Papagaio.

Cacheado sempre esteve presente na luta por uma revolução econômica, social, cultural, política e ambiental. Em 2019, iniciou o curso de Serviço Social/PRONERA/UFT objetivando qualificar sua luta em defesa dos direitos do povo do campo. Em 2020 filiou-se ao PSOL e foi nomeado presidente do diretório municipal, dando importante contribuição nos congressos do Partido, por entender que a luta por direitos sociais está ligada à luta política. Nos últimos anos estava se dedicando aos estudos acadêmicos e também ao cuidado com a sua mãe.

PT Tocantins

É com imenso pesar que informamos o assassinato do grande líder camponês, Raimundo Nonato Silva de Oliveira, conhecido como Cacheado, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 13, em Araguatins, no Bico do Papagaio. 

Cacheado era líder do Movimento Sem Terra (MST) no Tocantins, tinha 46 anos e foi covardemente assassinado enquanto dormia com sua esposa em casa. O Partido dos Trabalhadores do Tocantins (PT-TO) vem a público exigir das autoridades, justiça a esse crime brutal e a punição máxima aos assassinos.

O PT-TO expressa seus sentimentos e deixa o compromisso, junto aos familiares e companheiros de luta de Cacheado, que vamos continuar a luta em favor da terra, da justiça social e da igualdade de oportunidades.

Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Tocantins 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.