Colunas

Ex-presidente Michel Temer é preso em São Paulo, pela Força-tarefa da Lava Jato

O ex-presidente da República, Michel Temer (MDB) foi preso pela Força-tarefa da Lava Jato na manhã desta quinta-feira, 21, em São Paulo. Os agentes ainda tentam cumprir um mandado contra Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia.

Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio. Desde quarta-feira, 20, a Polícia Federal (PF) tentava rastrear e confirmar a localização de Temer, sem ter sucesso. Por isso, a operação prevista para as primeiras horas da manhã desta quinta-feira atrasou.

Temer tornou-se o 37º presidente do Brasil. Ele assumiu o cargo em 31 de agosto de 2016, após o impeachment de Dilma Rousseff (PT), e ficou até o final do mandato, encerrado em dezembro do ano passado. Eleito vice-presidente na chapa de Dilma duas vezes consecutivas, Temer chegou a ser o coordenador político da presidente, mas os dois se distanciaram logo no começo do segundo mandato.

Michel Temer é o segundo ex-presidente do Brasil a ser preso. O primeiro foi Luiz Inácio Lula da  Silva (PT), que cumpre pena na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, no Estado Paraná.

A prisão de Temer tem como base a delação do doleiro Lucio Funaro. No ano passado, Funaro entregou à Procuradoria-Geral da República informações complementares do seu acordo de colaboração premiada. Entre os documentos apresentados estão planilhas que, segundo o delator, revelam o caminho de parte dos R$ 10 milhões repassados pela Odebrecht ao MDB na campanha de 2014. No total, oito mandados de prisão estão sendo cumprido nesta fase da operação. .

O ex-ministro de Minas e Energia, Moreira Franco acaba de ser preso. Já o ex-ministro Eliseu Padinha que também é alvo da operação, ainda não foi localizado. (Com informações da Band News) .

Matéria atualizada às 12h01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.