O Ministério da Saúde confirmou nove casos de sarampo no município de Campos Lindos, Tocantins. As amostras foram confirmadas por exame IgM reagente, considerando também o vínculo epidemiológico e o histórico de viagem à Bolívia, país atualmente em surto da doença. Outros dois casos estão em investigação.
O Ministério da Saúde mantém uma equipe permanente no local desde segunda-feira, 21 de julho. Até o momento, 660 pessoas estão sendo acompanhadas no município, 282 casas foram visitadas e 644 doses da vacina foram aplicadas. Com os esforços contínuos do Ministério da Saúde e da secretaria estadual e municipal, é possível que, mesmo com o surgimento de novos casos, a disseminação seja controlada e a circulação do vírus interrompida.
Reforçar a vacinação é a forma mais eficaz de evitar a reintrodução do sarampo no Brasil e, com a presença das equipes técnicas, a cobertura vacinal está avançando entre os moradores de Campos Lindos, que possui 8,7 mil habitantes e fica cerca de 500 km de Palmas, capital do estado.
Foto: divulgação/MS
No esquema de rotina, a vacina é recomendada para pessoas de 12 meses a 59 anos, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. O esquema vacinal completo inclui duas doses para quem tem até 29 anos, e uma dose para adultos entre 30 e 59 anos. As crianças devem ser vacinadas aos 12 e 15 meses de idade. Os estoques estão garantidos em todo o país.