Por Dermival Pereira
A morte do prefeito de Miracema do Tocantins, Moisés Costa da Silva (O Moisés da Sercon), do MDB, assassinado no dia 30 de agosto do ano passado segue ainda sem elucidação. O caso completa oito meses no final deste mês e até o momento, ninguém foi responsabilizado pelo crime.
O inquérito conduzido pela Polícia Civil também não foi concluído, segundo informou nesta segunda-feira, 22, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO). Conforme nota divulgada pela Pasta, dezenas de pessoas tiveram seus depoimentos colhidos pelas equipes de policiais civis empenhadas no caso e diligências continuamente são realizadas. No entanto, alegando que o caso corre em sigilo, a SSP não divulga, desde o início, qualquer informação sobre o caso.
Assim, não há informações e nem dados sobre possíveis prisões, mandados e nem suspeitos de cometer o crime. Também não há, por enquanto, informações sobre quando as investigações serão concluídas. A demora na elucidação do crime tem provocado críticas de personalidades e da família do prefeito assassinado, que já realizaram várias manifestações cobrando das autoridades uma resposta para a morte do prefeito.
Entenda
O gestor foi encontrado morto com um tiro na cabeça, dentro de sua
caminhonete, em uma estrada vicinal, próximo a BR-153 entre os municípios de
Miranorte e Rio dos Bois. Desde o ocorrido, a família e a comunidade de
Miracema já realizaram vários atos públicos em busca de solução para o caso. O
último ocorreu em março, em Palmas, quando o caso completou seis meses. Na
ocasião, foi lançada a campanha “Quem Matou Moisés da Sercon”, com um número
para denúncias anônimas sobre o caso. Conforme a organização, quem tiver
qualquer informação sobre o assassinato do prefeito, pode ligar, no número (63)
99996-4800.
Em resposta a manifestação e cobrança da família do prefeito, a Secretária de
Segurança Pública designou mais um delegado para ajudar nas investiçaões.
Veja a íntegra da nota da SSP sobre o caso
“NOTA À IMPRENSA – Polícia Civil do Estado do Tocantins
Assunto: Investigações relativas ao assassinato do prefeito de Miracema do Tocantins
A Polícia Civil do Estado do Tocantins, através da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP, de Palmas, informa que, em relação à apuração da morte do, então, prefeito de Miracema do Tocantins, Moisés Costa da Silva, em 30 de agosto de 2018, no município de Miranorte, emprega diversas técnicas investigativas a fim de se identificar a autoria deste homicídio.
Em se tratando de caso de difícil elucidação, a legislação processual penal prevê a possibilidade de prorrogação do prazo para conclusão do inquérito. Até o momento, dezenas de pessoas tiveram seus depoimentos colhidos pelas equipes policiais civis empenhadas no caso e diligências continuamente são realizadas. O procedimento permanece em tramitação sigilosa”.