Cidades

MPTO abre inquérito para apurar falta de equipamentos e medicamentos no HRG

Da Redação do CP Notícias

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) instaurou nesta quarta-feira, 26, um inquérito civil público para apurar a ocorrência de desabastecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), de equipamentos e de medicamentos para atender aos pacientes gravemente internados para tratamento de Covid-19 no Hospital Regional de Gurupi (HRG).

No início da semana, a reportagem do CP Notícias recebeu denúncias de servidores do Hospital Geral de Palmas (HGP), de que na unidade faltam Equipamentos de Proteção Individual (EPIS), além de medicamentos para sedação de pacientes com covid-19 (no último domingo morreram cinco pacientes por falta de sedação, segundo o relato dos servidores). Em nota, o Governo disse que a denúncia não procede e que todos os hospitais públicos do Estado estão com estoques abastecidos e não tem falta de EPIs.

A 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi tomou conhecimento do desabastecimento no HRG por meio de relatórios de vistoria do Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO) realizados nos meses de junho, julho e agosto. Segundo consta nos documentos, faltam máscaras (N95), aspirador portátil e medicamentos indispensáveis para a intubação de pacientes nos leitos de UTI Covid-19, como fentanil, salbutamol, glucanato de cálcio, terbutalina, propofol e sulfato de magnésio.

O promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes oficiou o secretário estadual de Saúde do Tocantins, a superintendente de Gestão Hospitalar e a diretora geral do HRG para informar, no prazo máximo de cinco dias, a justificativa acerca do desabastecimento de EPIs, equipamentos e medicamentos, além da comprovação de providências para assegurar o fornecimento dos mesmos. (Fonte: Ascom do MPTO).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie a sua conta única para todos os produtos do Portal Cleiton Pinheiro

 

Não tem conta?

Anuncie a sua empresa em um dos maiores portais de notícias do Tocantins.