Por Dermival Pereira

O deputado federal Vicentinho Júnior (PR) subiu o tom nesta terça-feira, 9, contra o governador Mauro Carlesse (PHS) e o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, durante discurso proferido na Tribuna da Câmara dos Deputados. O parlamentar chegou a classificar a gestão de Carlesse como “criminosa”, em virtude da crise na Saúde, além de pedir a “renúncia” do governador e do secretário.
O parlamentar relatou, durante seu discurso, que, “tenho acompanhado de perto o descaso que está o meu Estado, tenho pedido intervenção, fiscalização e agora estou pedindo socorro, porque quem assistiu os noticiários viu em nível nacional como está à saúde pública do Estado do Tocantins, tocantinenses que procuram os hospitais têm encontrado, além do descaso, crianças em qualquer canto. Na sexta-feira, acompanhamos a situação insalubre e desumana que o senhor governador Mauro Carlesse e o senhor secretário de Saúde, Renato Jaime têm imposto a todos nós tocantinenses, não dá mais senhor presidente”, pontou o deputado.
Júnior afirmou ter dito ao governador no final de semana, “não em tom de críticas, mas de um conselho, que ele siga o que o presidente da República fez na Educação (exonerou o ministro), ele indicou um técnico, mas faltou comando e precisou ser substituído, isso se faz necessário em toda gestão, seja ela pública ou privada, quando aquele que está a frente não se faz a altura, e eu não consigo entender qual é a ligação umbilical entre o senhor governador e o seu secretário Renato Jayme, que não pode ser tocado, é considerado quase como um semi-deus, o mundo pegando fogo e ele achando que está tudo bem, porque pelo visto tem as costas quente com o Governo do Estado, em questões, que talvez não sejam tão republicanas e nem publicáveis, porque só assim para explicar”, criticou.
No discurso, o parlamentar disse também que, “não consigo entender como o governador se faz tão dependente de um secretário incompetente, que se presta a um desserviço ao Estado do Tocantins, hoje pela manhã (ontem), não satisfeito com tantas notícias ruins, noticia-se o falecimento de dezenove crianças que foram transferidos da saúde pública para outros estados, mas em um tempo que não fazia mais necessário e essas crianças vieram a óbito, então eu peço que o Ministério Público Estadual, que o Ministério Público Federal tomem providências, porque tem recurso sim, pois a bancada federal através dos deputados e senadores destinaram quase R$ 200 milhões para custeio na Saúde, e eu tenho perguntado a ele sempre aonde vem sendo colocado esse dinheiro”, relatou.
Falta de médicos
Vicentinho Júnior também teceu duras críticas a gestão estadual em virtude da falta de médicos nos hospitais públicos do Estado. “Aonde está sendo aplicado esse dinheiro, porque quando se chega no hospital regional de Paraíso do Tocantins, que tinha setenta médicos, para não fechar, só tem cinco, em Porto Nacional tinha quarenta médicos, hoje só tem duas médicas, para não justificar o fechamento daquele hospital, vejam bem que dissenso, a bancada coloca o recurso para custeio e o Governo do Estado não consegue mostrar a comunidade e nem a nós parlamentares aonde esse recurso vem sendo aplicado”, questionou o parlamentar.
Em seguida, Júnior disse que, “pessoas estão perdendo as vidas, mães e pais que buscam a alegria do nascimento de um filho, saindo com a tristeza do seu óbito, e esse governador criminoso, essa é a palavra que dou a ele, porque nas mãos governador Mauro Carlesse, das suas e do seu secretário de saúde, estão correm o sangue de tocantinenses, recém-nascidos, idosos, senhores e senhoras. Eu espero que o poder público do meu estado tome uma atitude, que o Ministério Público Estadual toma uma ação em relação a isso, que o Tribunal de Justiça valide decisões de primeira instância que mandam prender esse tal de Renato Jayme, que mandam cassar por negligência o governador”, cobrou.
Sobrou para o vice
Sem citar nomes, o deputado também teceu críticas ao vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS), conforme o parlamentar, Barbosa tem defendido Carlesse porque está de olho na vaga, caso o governador caia do poder. “Como dito anteriormente, por um vice-governador que está de olho na renúncia do governador logo a frente para vê se ele toma a mão do canudo, interessado no poder para o poder, e não em poder para o povo, siu em defesa do governador dizendo que eu faço as críticas por rancor eleitoral, a historia ta ai para ser mostrada, infelizmente ela retrata o sofrimento do nosso povo, o governador prefere enfrentar e desmoralizar, incriminar os delegados de Polícia Civil e os seus agentes, do que valorizá-los e dar condições trabalho, então governador, tome vergonha na cara e entregue esse seu mandado”, finalizou.




Parabéns DEPUTADO alguém tinha que denuncia a calamidade que se encontra o Estado do Tocantins!